sexta-feira, 13 de julho de 2018

13 de julho - Eis que eu vos envio como ovelhas no meio de lobos. Mt 10,16


Em frente, ide em frente. Caminhar, ir em frente, além dos obstáculos. É esta a atitude justa para o bom cristão porque faz parte da sua identidade. Aliás, um cristão que não caminha, que não vai em frente está doente na sua identidade.

Mas, quem é o cristão? Como se comporta o cristão? O cristão é um discípulo. É um discípulo enviado. O Evangelho é claro: o Senhor convidou-os, ide, ide em frente! E isto significa que o cristão é um discípulo do Senhor que caminha, que vai sempre em frente. Não se pode pensar num cristão parado.

Outro aspecto da identidade do cristão é que deve permanecer sempre cordeiro. Uma antiga antífona pascal faz-nos cantar: “estes são os cordeiros novos, batizados”.
O Evangelho é claro: O cristão é um cordeiro e deve conservar esta identidade de cordeiro: “eis que eu vos envio como cordeiros entre os lobos”. Por conseguinte, permanecer cordeiro, não estúpido; mas cordeiro. Cordeiro, com a astúcia cristã, mas sempre cordeiro. Porque se tu és cordeiro Ele defende-te. Mas se te sentes forte como o lobo Ele não te defende, deixa-te sozinho. E os lobos comer-te-ão vivo.

Qual é o estilo do cristão neste caminhar como cordeiro? A alegria. A alegria é o estilo do cristão. O cristão não pode caminhar sem alegria. Não se pode caminhar como cordeiros sem alegria. Uma atitude que se deve manter sempre, também face aos problemas, nos momentos de dificuldade, até nos próprios erros e pecados porque há a alegria de Jesus que perdoa e ajuda sempre.

Portanto o Evangelho, deve ser levado ao mundo por estes cordeiros que caminham com alegria. Não fazem um favor ao Senhor na Igreja aqueles cristãos que têm um tempo de vagar lamentoso, que vivem sempre assim, lamentando-se de tudo, tristes. Não é este o estilo de um discípulo. Santo Agostinho diz: vai, vai em frente, canta e caminha, com alegria! E este é o estilo do cristão: anunciar o Evangelho com alegria. Ao contrário, a demasiada tristeza e também a amargura levam-nos a viver um chamado cristianismo sem Cristo. O cristão nunca está parado: é um homem, uma mulher que caminha sempre, que supera as dificuldades. E fá-lo com as suas forças e com alegria.

O Senhor nos conceda a graça de viver como cristãos que caminham como cordeiros e com alegria.

Papa Francisco – 14 de fevereiro de 2014

Hoje celebramos:

Nenhum comentário:

Postar um comentário