sábado, 7 de julho de 2018

07 de julho - Ninguém coloca remendo de pano novo em roupa velha. Mt 9,16


Quando os doutores da lei repreendem Jesus porque os seus discípulos não faziam jejum:
Mas foi sempre assim, por que os teus não jejuam? Ele responde com este princípio de vida:
Ninguém põe um remendo de pano novo em roupa velha; ao contrário, o remendo arranca um novo pedaço da veste usada e torna-se pior o rasgão. E ninguém põe vinho novo em odres velhos; se o fizer, o vinho arrebentá-los-á e perder-se-á juntamente com os odres, mas para vinho novo, odres novos!

Substancialmente, o que significa isto, muda a lei? Não! Quer dizer, aliás, que a lei está ao serviço do homem que está ao serviço de Deus e por isso o homem deve manter o coração aberto. A atitude de quem diz foi sempre assim, nasce na realidade de um coração fechado. Ao contrário Jesus disse-nos: “Enviar-vos-ei o Espírito Santo e Ele guiar-vos-á para a verdade plena”. Mas se mantiveres o coração fechado à novidade do Espírito, nunca chegarás à verdade plena! E a tua vida cristã será meio a meio, uma vida remendada com coisas novas mas sobre uma estrutura que não está aberta à voz do Senhor: um coração fechado, porque não és capaz de mudar os odres.

Exatamente este é o pecado de muitos cristãos que se apegam ao que sempre foi feito e não deixam mudar os odres. Acabando assim por viver uma existência pela metade, remendada, sem sentido. Mas por que acontece isto? A resposta é que é um coração fechado, um coração que não ouve a voz do Senhor, que não está aberto à novidade do Senhor, ao Espírito que sempre nos surpreende. Quem tem um coração assim, é um pecador. Portanto, os cristãos obstinados repetem que sempre foi assim, este é o caminho, esta é a estrada, pecam: pecam de divinação. É como se tivessem ido à cartomante. No final resulta mais importante o que foi dito e o que não muda; o que sinto — em mim e no meu coração fechado — do que a palavra do Senhor. E isto é também pecado de idolatria: a obstinação! O cristão que teima, peca de idolatria.

Face a esta verdade, a pergunta a fazer é: qual é a estrada? Abra o coração ao Espírito Santo, discernindo qual é a vontade de Deus. Era habitual, no tempo de Jesus, que os bons israelitas jejuassem. Contudo, há uma outra realidade: o Espírito Santo que nos leva à verdade plena. E para isto Ele precisa de corações abertos, de corações que não sejam obstinados no pecado de idolatria de si mesmo, considerando mais importante o que eu penso e não a surpresa do Espírito Santo. E esta é a mensagem que a Igreja nos transmite hoje; o que Jesus diz com vigor: “Vinho novo em odres novos!” Porque, face às novidades do Espírito, às surpresas de Deus também os hábitos devem renovar-se. 

Que o Senhor nos dê a graça de um coração aberto à voz do Espírito, que saiba discernir o que nunca deve mudar, porque é fundamento, daquilo que deve mudar para poder receber a novidade do Espírito Santo.

Papa Francisco - 18 de janeiro de 2016

Hoje celebramos:


Nenhum comentário:

Postar um comentário