segunda-feira, 2 de julho de 2018

02 de julho - Beata Dove Kang Wan-suk


Dove Kang Wan-suk nasceu de uma união ilegítima em 1761. Ela pertencia a uma das famílias nobres de Naepo, no antigo distrito de Chungcheong-do, na Coréia. Desde a infância ela era conhecida por sua sabedoria e honestidade: evitava fazer más ações ou mentir. Philip Hong Pil-ju, que será martirizado pela fé em 1801, é um dos seus enteados. 

Por causa de suas origens "não-oficiais", ela tem que aceitar ser uma segunda esposa para Hong Ji-yeong, um nobre da região de Deoksan. Imediatamente após o casamento, ela conhece a religião católica e começa a se interessar por ela. Obtém alguns livros católicos, medita e percebe a grandeza da mensagem cristã. 

Mesmo antes de começar o catecumenato, ela começa a acreditar em "Deus, mestre do céu e da terra e em sua religião. Isto dá mensagens corretas, por isso mesmo a sua doutrina deve estar correta". 

No curso de sua conversão, ela acredita na abstinência com paixão e prática. Seu estilo de vida leva ao respeito e admiração de muitas pessoas.

Com grande risco, ela cuida dos católicos que foram presos durante a perseguição cingalesa de 1791. E por causa desse trabalho ela é preso por sua vez. Após a libertação, começa a ensinar o catecismo à sua sogra e ao seu enteado, Philip Hong, e os aproxima da Igreja. Apesar de vários esforços, ela é incapaz de converter seu marido que na verdade está maltratando-a por causa de sua fé. Após um curto período de tempo, ela é abandonada e seu marido começa a viver com uma concubina. 

Um dia, Dove Kang descobre que os católicos de Seul têm uma preparação melhor. Depois de consultar sua sogra e seu enteado, ela decide se mudar para a capital: ali ela entra em contato com os fiéis locais e se junta a eles. Quando começam a convidar padres estrangeiros - por causa da perseguição, os católicos não tinham acesso livre ao país - é ela quem fornece apoio financeiro para pagar as despesas. 

Quando eles conseguem trazer da China o Padre Giacomo Zhou Wen-mo, Dove é batizada: estamos em 1794, e a mulher decide dedicar sua vida a ajudar o sacerdote em seu apostolado. Depois de entender a sinceridade e o verdadeiro compromisso de Colomba Kang, Padre Zhou a nomeia como catequista e lhe dá a tarefa de cuidar dos fiéis. 

No ano seguinte, a perseguição de Eulmyo irrompe, e a nova catequista oferece sua casa ao sacerdote chinês para poder escapar. A escolha é inteligente e bastante segura, dado que, segundo os cânones da companhia coreana da época, é proibido investigar as casas das mulheres nobres. Graças a isso, a casa de Dove torna-se um refúgio seguro o sacerdote e para todos da comunidade católica locai: é ali que Agata Yun Jeom-hye inaugura sua comunidade de virgens dedicadas à Igreja. 

Em seu trabalho, Dove Kang é capaz de contatar muitas pessoas e tornar a Igreja conhecida para elas. Além de sua fé, ela é sábia e pragmática: entre seus convertidos estão nobres, viúvas, servos e servas. É graças a ela que Maria Song e sua nora Maria Sin - parentes da família real - se tornam católicas e recebem o batismo de Padre Zhou. A admiração da comunidade em relação a ela é enorme, tanto que podemos dizer que "ela se move como um gongo". Quando é atingido, faz tudo ressoar". 

Em 1801, a perseguição Shinyu estourou na Coréia, e Dove Kang foi denunciada às autoridades do governo por suas atividades religiosas. 
No dia 6 de abril, ela foi presa enquanto estava em casa com outros fiéis: eles foram levados para a sede da polícia de Seul. Mas, mesmo nessa situação, o primeiro pensamento da catequista é voltado para a segurança do sacerdote chinês. 

Para encontrá-lo, os agentes a torturam seis vezes, mas sem sucesso. Sua fé é tão firme que até seus torturadores são afetados. Um deles exclama: "Esta mulher não é humana, ela é uma deusa!". 

Nos três meses entre a prisão e o martírio, Dove Kang continua com seu trabalho religioso: ela está se preparando para o martírio e encoraja suas companheiras de cela a serem fiéis e acreditarem em Deus. Ela é condenada à morte em 2 de julho de 1801, e a sentença - por decapitação - é executada no mesmo dia fora do Portão Ocidental de Seul. Ela tinha acabado de completar 40 anos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário