segunda-feira, 23 de julho de 2018

23 de julho - São João Cassiano


São João Cassiano nasceu aproximadamente no ano de 360 possivelmente no Império Romano do Leste, na Cítia Menor (atualmente Romênia). Ainda jovem ingressou no mosteiro de Belém, na Palestina. Depois ele viajou pelo Egito visitando vários mosteiros. No mosteiro de Constantinopla foi consagrado diácono por São João Crisóstomo, o Patriarca de Constantinopla, de quem se tornou amigo. Quando Crisóstomo foi exilado, no ano de 404, João Cassiano foi enviado a Roma para pleitear sua causa diante do Papa Inocêncio I.

Posteriormente, Cassiano fundou seu próprio mosteiro, no ano 410, no estilo egípcio perto de Marselha, na França. Conhecido como Abadia de São Vítor, que foi um dos primeiros mosteiros masculinos, e o de São Salvador, feminino, ambos servindo de modelo para o desenvolvimento do período monástico ocidental. Ele é considerado o fundador do monasticismo ocidental.

João Cassiano morreu no ano de 435, seus restos mortais estão na Abadia do Mosteiro de São Vítor em Marselha, na França.

Mestre por excelência dos caminhos ascéticos e místicos, oferece em sua doutrina um manancial que jorra para a vida eterna. No Egito (380-400), Cassiano e Germano visitam cenobitas e anacoretas. Suas conversas com um determinado "ancião" são colocadas por escrito, em forma de diálogo, denominadas Conferências. Escritas em latim fluente, contribuíram para a propagação do monaquismo cristão no Ocidente. Os grandes fundadores, São Bento, São Domingos, São Bernardo, Santa Teresa de Ávila, inspiraram-se em seus escritos e recomendaram sua leitura.

Cassiano não passou à história como fundador de mosteiros, nem como reformador, nem como modelo de monges - ninguém escreveu sua biografia - mas sim como autor da única obra sistemática praticamente completa sobre a teoria monástica que os séculos IV e VI nos deixaram. Com seu talento para escrever e com sua experiência do monaquismo oriental, tendo convivido com grandes homens como Evágrio, João Crisóstomo e os Padres do deserto, Cassiano foi o monge-escritor talhado para empreender uma obra de fundamental importância para os monges ocidentais, ou seja, dar-lhes a conhecer por uma exposição sistemática, clara e precisa o que os monges orientais entendiam por vida monástica, os seus fins e sua doutrina espiritual.
Sua obra escrita por volta de 420-424.

Alguns pensamentos de São João Cassiano:

Com nossos haveres, fruto de nosso suor e de nosso trabalho, devemos ajudar aos necessitados.

Cada dia e a todas as horas nos é absolutamente necessário o auxílio da graça.
Quem se abandona à inveja demonstra sua pequenez.

Nada mais familiar e mais íntimo para mim que meu próprio coração. Porém não há nenhum inimigo maior que ele.

É preciso persuadir-se de que às vezes é mais forte quem sabe submeter sua vontade a de seu irmão que o que defende a superioridade de seu próprio parecer.



Nenhum comentário:

Postar um comentário