quinta-feira, 26 de julho de 2018

26 de julho - Beato Tito Brandsma

"As almas dos justos estão nas mãos de Deus "(Sb 3, 1).

A Igreja ouve esta palavra de Deus neste domingo, depois da solenidade de Todos os Santos e depois do dia dedicado à comemoração de todos os fiéis falecidos. 
A Igreja ouve esta palavra no dia em que eleva à glória dos altares Tito Brandsma, filho dos Países Baixos, um religioso da Ordem Carmelita. 
Mais uma vez, um homem que passou pelo tormento do campo de concentração, o de Dachau, é elevado à glória dos altares. Um homem que "tenha sido castigado", de acordo com as palavras da liturgia de hoje (Sb 3, 4). 
E bem no meio dessa punição, no meio do campo de concentração, que continua sendo a marca infame de nosso século, Deus achou Tito Brandsma digno de si (Sb 3, 5).

Hoje a Igreja relê os sinais desta provação divina e proclama a glória da Santíssima Trindade, professando juntamente com o Autor do Livro da Sabedoria:

"As almas dos justos estão nas mãos de Deus, e nenhum tormento os atingirá".

No entanto, Tito Brandsma passou por um tormento: aos olhos dos homens, ele sofreu punições. 
Sim, Deus o provou. Os sobreviventes deportados do campo de concentração sabem muito bem que Calvário humano eram aqueles locais de punição. 
Lugares de grande provação do homem. 
O teste de forças físicas, impiedosamente empurrado até a aniquilação completa. 
A prova de forças morais. . . 
Talvez hoje o Evangelho, que lembra o mandamento do amor aos inimigos, nos fale ainda melhor. Os campos de concentração foram organizados de acordo com o programa do desprezo ao homem, de acordo com o programa de ódio. 
Através da prova da consciência, do caráter, do coração teve que passar um seguidor de Cristo, que se lembrou de suas palavras sobre o amor dos inimigos! 
Não responda ao ódio com ódio, mas com amor. Esta é talvez uma das maiores provas das forças morais do homem. 
Tito Brandsma saiu vitorioso desta prova. No meio da raiva do ódio, ele sabia amar; todos, até seus torturadores: "Eles também são filhos do bom Deus", disse ele, e quem sabe se alguma coisa permanece neles...”

Papa João Paulo II – Homilia de Beatificação – 03 de novembro de 1985

Tito Brandsma nasceu em Bolsward, povoado holandês em 23 de fevereiro de 1881. 
Aos 17 anos vestiu o hábito do Carmelo exclamando: “a espiritualidade do Carmelo que é vida de oração e de terna devoção a Maria, me levaram à feliz decisão de abraçar esta vida. O espírito do Carmelo me fascinou!”. Emitiu seus votos religiosos em 1899 e se ordenou sacerdote em 1905.
Cursou brilhantemente seus estudos, primeiro em sua Pátria e depois passou a Roma, onde se doutorou em filosofia. Retornando à Holanda, se entregou de cheio a toda classe de apostolado: escreveu livros e artigos em várias revistas; deu aulas dentro e fora do convento; pregou e dirigiu cursilhos; organizou congressos; confessou e administrou outros sacramentos.

Todos se admiram de como pode chegar a todos os lugares (a todas as partes). E do que mais se admiram é que, antes de tudo, é religioso observante, alma de profunda oração, fervoroso sacerdote e profundamente sensível e humilde.

Foi co-fundador da Universidade Católica de Nimega, catedrático e reitor magnífico da mesma. Assessor religioso de todos os editores de periódicos (revistas, jornais) da Holanda, em cujo campo trabalhou com grande zelo e acerto.

Suscitou o ódio dos nazistas por causa de seus escritos que denunciavam os erros e desmandos da doutrina nazista. Era a pessoa pública mais conhecida de seu país. Sua atividade apostólica pela escrita não poderia passar despercebida pela Gestapo e as SS nazistas.

Na tarde de segunda-feira, 19 de janeiro de 1942, foi capturado pelos “SS” nazistas e encarcerado em vários campos de concentração. Seis longos meses de calvário, sobretudo no “inferno” de Dachau (campo de concentração tão terrível como o de Auchwitz). Por fim, por seu grande amor à Igreja e a seus irmãos, no domingo, dia 26 de julho de 1942, seu corpo caía por terra, como o “grão de trigo” do Evangelho, por obra de uma injeção mortal de ácido fênico. Todos no campo repetiam: “morreu um santo”!

Padre Tito Brandsma, em seus meses de prisão, sempre se conservou sereno, levando a todos a bondade e o amor que ardiam em seu coração. Foi um “anjo” para os demais prisioneiros, já acabrunhados e desesperados por tanto sofrimento.

Em Dachau, o padre Tito é feliz no tormento, porque tem com ele a hóstia consagrada, um presente de padres alemães deportados. "Prega" em voz baixa a pequenos grupos de camaradas, recita de cor as palavras da missa. Quando ele não pode se mover, há o hospital nos últimos oito dias. E então vem a "enfermeira" com a seringa: ácido fênico nas veias, morte e crematório.
Há uma ordem para queimar até os papéis que lhe dizem respeito. Mas alguém os salva; eles servirão para a sua beatificação como mártir. Mas de um dos seus esconderijos, pede para testemunhar também a enfermeira assassina de Dachau: a doadora de morte. Ela revela que o prisioneiro, nos últimos momentos da vida, ofereceu-lhe sua coroa de rosário (feita de material improvisado). "Eu não rezo, não posso rezar!" Ela respondeu. Ele não queria isso. E o padre Tito assegurou-lhe: "Basta você dizer: rogai por nós pecadores".

Foi beatificado pelo Papa João Paulo II, em 03 de novembro de 1985, que falou: “Frei Tito Brandsma foi o maior carmelita do século XX”. 


Oração feita diante da imagem de Cristo na prisão:

“Ó Jesus, quando te contemplo,
Eu redescubro, a sós contigo,
Que te amo e que teu coração
Me ama como a um dileto amigo.
Ainda que a descoberta exija
Coragem, faz-me bem a dor:
Por ela me assemelho a ti
Que ela é o caminho redentor.
Na minha dor me rejubilo:
Já não a julgo sofrimento,
Mas sim predestinada escolha
Que me une a ti neste momento.
Deixa-me, pois, nessa quietude,
Malgrado o frio que me alcança.
Presença humana não permitas,
Que a solidão já não me cansa,
Pois de mim sinto-te tão próximo
Como jamais antes senti.
Doce Jesus, fica comigo,
Que tudo é bom junto de ti”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário