quinta-feira, 26 de julho de 2018

26 de julho - Felizes sois vós, porque vossos olhos vêem e vossos ouvidos ouvem.Mt 13,16


Qual é de fato o núcleo da esperança? Manter o olhar fixo em Jesus. Eis o ponto: se não mantivermos o olhar fixo em Jesus dificilmente podemos ter esperança. Talvez possamos ser otimistas, positivos, mas a esperança?

De resto, só se aprende a esperança olhando para Jesus, contemplando Jesus; aprende-se com a oração de contemplação. E sobre isto gostaria de falar hoje: Posso perguntar-vos como rezais? Alguém, poderia responder: Recito as orações que aprendi quando era criança. Isto é bom. Outro poderia acrescentar: Recito também o terço, mas todos os dias! É bom rezar o terço todos os dias. Enfim, alguém poderia dizer: Falo também com o Senhor, quando tenho uma dificuldade, ou com Nossa Senhora ou com os santos.... E também isto é bom.

Mas tu recitas a oração de contemplação? Uma pergunta, talvez, um pouco constrangedora a ponto que alguém poderia dizer: O que é isto, padre? Como é esta oração? Onde se compra? Como se faz? Só pode ser feita com o Evangelho nas mãos. Na prática, pegas o Evangelho, escolhes um trecho, lês duas vezes; imaginas, como se tu visses o que acontece e contemplas Jesus.

Esta é a oração de contemplação: tomar o Evangelho, ler e imaginar-me na cena, imaginar o que acontece e falar com Jesus, como me vem do coração. E assim fazemos crescer a esperança, porque mantemos o olhar fixo em Jesus. Eis a proposta: recitai esta oração de contemplação. E mesmo que tenhamos muitos compromissos, podemos sempre encontrar tempo, talvez quinze minutos em casa: Pega no Evangelho, num trecho pequeno, imagina o que aconteceu e fala com Jesus sobre ele. Assim o teu olhar permanecerá fixo em Jesus e não só nas telenovelas, por exemplo; a tua audição permanecerá fixa nas palavras de Jesus e não tanto nos mexericos do vizinho, da vizinha.

Papa Francisco – 03 de fevereiro de 2015

Hoje celebramos:


Nenhum comentário:

Postar um comentário