Durante a
guerra na Indochina, no Laos, entre 1954 e 1970, dezessete discípulos de Cristo
sofreram o martírio pelo amor de seu nome. Entre esses santos mártires,
estava o Padre Vincente L'Hénoret OMI.
Em sua
Carta Apostólica respondendo favoravelmente ao pedido dos bispos de beatificar
os 17 mártires de Laos, o Papa Francisco os chama de "heroicos testemunhos
do Senhor Jesus e de seu Evangelho de paz, justiça e reconciliação".
Hoje é
acima de tudo uma celebração do amor perseverante de Deus, o amor de Deus pelo
povo do Laos, o amor de Deus especialmente pelos nossos 17 mártires. Eles, em
resposta ao amor fiel de Deus, deram a vida pela causa de Jesus. É por isso que o Beato José
Thao Tiên e seus 16 companheiros são heróis da fé. Eles ofereceram suas vidas no
serviço do Senhor e no serviço de seus irmãos e irmãs na fé.
Devemos
contar para cada geração suas histórias pessoais cheias de heroísmo. Seus nomes estão inscritos
para sempre nos anais da Igreja do Laos: um sacerdote diocesano, 5 sacerdotes
da Sociedade das Missões Estrangeiras de Paris, 6 sacerdotes da Congregação dos
Missionários Oblatos de Maria Imaculada, 5 membros leigos que incluem um jovem
catequista de 19 anos e um estudante-catequista de 16. Um catequista, José
Outhay, nasceu na Tailândia e tornou-se catequista no Laos após a morte de sua
esposa e filho.
Suas mortes
violentas abrangem um período de 1954 a 1970. Os últimos mártires, o jovem
catequista Kmhmu ', Luc Sy e seu companheiro Maisan Pho Inpeng, morreram pela
causa de Jesus em 1970, apenas 46 anos atrás. Muitos de vocês, agora com 70
anos, serão capazes de lembrar nossos heróis da fé e as circunstâncias de suas
mortes violentas. Talvez
alguns de vocês são parentes ou amigos seus.
Fiel a
Jesus até o fim, cada um deles, sacerdotes, missionários religiosos
estrangeiros e leigos, poderiam exclamar sem hesitação o salmista:
"Escolhi o caminho da lealdade, pus diante de mim tuas decisões,
mantenho-me apegado às tuas prescrições"(Sl 119,30-31).
Por que estavam
determinados a entregar suas vidas ao Senhor? Porque eles amavam o Senhor
sem limites. Pela fé
eles se comprometeram, como sacerdotes e catequistas, ao serviço de seus irmãos
e irmãs. Através da
fé, eles compartilharam os sofrimentos de Cristo. Suas foram as palavras do
apóstolo Paulo: "Pela lei morri para a lei, a fim de viver para Deus:
com Cristo eu estou crucificado, e não vivo, mas é Cristo que vive em mim, a
vida que eu vivo ... Eu vivo na fé do Filho de Deus que me amou e se entregou
por mim"(Gl 2, 19-20).
Por causa
de sua fé em Jesus e seu amor por Jesus, por seus serviços às comunidades de fé
das diferentes cidades e aldeias de Laos, o Senhor concedeu-lhes o dom da vida
eterna, e agora eles contemplam com amor e alegria a glória de Deus.
Você,
querido Povo de Deus, é um "pequeno rebanho" no meio de um povo de
milhões de laocianos, mas sem dúvida, se "o sangue dos mártires é a
semente da Igreja" (Tertuliano), então certamente você pode ver o fruto do
seu sangue derramado:
- nos
diferentes lugares do Laos onde eles ofereceram suas vidas;
- entre
padres e religiosos homens e mulheres;
- entre
leigos de diferentes vocações, casados e solteiros, pais e viúvas;
- e
entre os jovens.
O grão de
trigo caiu no chão e morreu. Com total certeza, produzirá frutos sobre o número de
católicos, sobre a qualidade de sua fé, sobre o número de vocações ao
sacerdócio e à vida religiosa, sobre um maior dinamismo dos jovens, sobre a
energia espiritual de movimentos e comunidades de leigos.
Homilia do Cardeal Quevedo na
Missa de Beatificação - 11 de dezembro de 2016
Vincent L'Hénoret nasceu em 12 de
março de 1921 em Pont l'Abbé, na Diocese de Quimper. Vindo de uma família profundamente católica, que teve um
total de catorze filhos, ele logo foi batizado na igreja paroquial de seu país.
Ele frequentou a escola primária no Saint-Gabriel
Católica College de sua cidade, de 1933 a 1940, foi um estudante interno da escola
dos Missionários Oblatos de Maria Imaculada em Pontmain.
Depois de ter compreendido que tinha que se consagrar a
Deus na família religiosa dos Oblatos e tornar-se missionário, fez o noviciado
junto com outros companheiros na mesma sede de Pontmain. O mestre dos noviços
descreveu-o como tímido, dotado de modestas habilidades intelectuais; embora inclinado a desencorajar facilmente, ele parecia
dotado de bom senso, virtuoso e devotado.
Para estudos em Filosofia e Teologia, foi enviado para
a casa estudantil de La Brosse-Montceaux. Naquele
lugar ele experimentou em primeira mão um evento dramático: em 24 de julho de
1944, cinco de seus irmãos, incluindo dois de seus colegas, foram vítimas de
uma execução sumária pelos soldados nazistas. Vincent, juntamente com o resto da comunidade, foi deportado
para o campo de prisioneiros de Compiègne; por
volta de setembro eles foram libertados após o avanço do exército aliado.
Voltando a La Brosse, Vicente fez seus votos perpétuos,
em 12 de março de 1946, quando a guerra acabou. Por ocasião de sua primeira missa, ele foi fotografado em
frente ao monumento dedicado aos Oblatos que haviam sido baleados, no qual
estavam inscritas as palavras: "Ninguém tem um amor maior que este: dar a
vida por seus amigos". Essa frase se
tornou o lema que ele escolheu para direcionar toda a sua existência.
Para declarar que estava pronto para a missão, enviou
uma nota aos seus superiores: "Sempre desejei missões estrangeiras. Gostei da missão do Laos, mas agora que uma missão difícil está
em andamento no Chade, eu aceitaria de bom grado ir até lá, estando pronta para
todos os sacrifícios, incluindo o da minha vida pela causa de Cristo e de sua
santa Mãe. Portanto, se Cristo me chamasse
lá, eu seguiria este apelo, porque todas as almas foram salvas ao preço de seu
sangue, sob qualquer clima que elas estejam."
Ele também escreveu ao seu superior geral em Roma,
expressando a mesma intenção e acrescentando: "Minha saúde pode sustentar
os golpes mais violentos, mas infelizmente meus meios intelectuais não estão na
mesma altura. Tive muitas dificuldades em
meus estudos e, mesmo para evitar o inglês, quero tanto o Laos como o Chade,
ou, na sua ausência, a Baía de Hudson no Canadá." No dia 19 de maio chegou o
destino: Garoua, nos Camarões. No dia 10 de
agosto, quase na véspera da partida, ela foi mudada: ela tinha que ir ao Laos.
A primeira parte de sua estadia no Laos ocorreu no
setor de Paksane, às margens do Mekong.Inicialmente, foi em Keng Sadok, a mais
antiga comunidade cristã no norte do Laos: aprendeu a língua, os costumes e a
prática da ação missionária.
Em 1956, ele levou alguns meses para retornar à França,
mas em novembro já estava de volta. Um ano
depois, ele deixou o vale do Mekong para entrar nas aldeias do norte do país,
que há muito tempo sonhava visitar: em novembro de 1957, então, foi incluído na
equipe missionária de Xieng Khouang, designada para a aldeia de Ban Ban.
Hoje chamado Muang Kham, era um pequeno conglomerado
com um punhado de cristãos, que haviam se juntado a numerosas aldeias de
refugiados tailandeses Deng, que haviam fugido da província de Sam Neua depois
da guerra de guerrilha de 1952-1953.
A atividade pastoral era um verdadeiro desafio:
reanimar os fugitivos e colocar as famílias que acabaram se desintegrando. Padre Vicente percebeu que tinha que se colocar
corajosamente, ou melhor, com paixão, para trabalhar: ele se tornou, segundo as
palavras de seu irmão Jean Subra, "servo dos pobres".
No entanto, nos últimos meses da década de 1960, o
regime que havia sido instalado em Sam Neua ampliou sua influência sobre toda a
região, através de reuniões de doutrinação e livre movimentação dos freios das
pessoas.
Para ir às aldeias que ele servia, o padre Vincent
tinha que se pôr sempre que o passe prescrito pelas autoridades fosse entregue
a ele sem problemas. Ele deixou seus
superiores saberem que, após os inconvenientes iniciais, uma espécie de
"modus vivendi" foi estabelecida entre as autoridades e os
missionários e que tudo corria bem.
Na quarta-feira, 10 de maio de 1961, o padre Vincent
conseguiu um passe para ir à aldeia de Ban Na Thoum, para celebrar a solenidade
da Ascensão, ele esperava retornar a Ban
Ban no dia seguinte, o dia exato da festa.
Na manhã de 11 de maio, ele partiu às sete horas da
manhã de Ban Na Thoum, mas pouco depois, na estrada para Ban Fai, ele foi
parado por três homens uniformizados. Uma
camponesa que trabalhava nos campos testemunhou a cena: o missionário mostrou
uma folha, com certeza o passe, que a princípio parecia agradar aos militares; ele subiu novamente na bicicleta e pegou o caminho.
Pouco tempo depois, a camponesa ouviu tiros, mas não
lhe deu atenção, já que se tornaram habituais. No entanto, voltando para sua
aldeia, ela descobriu a bicicleta abandonada e depois, a uma curta distância,
um cadáver mal escondido em uma vala. Com
medo, ela não se atreveu a dizer ou fazer nada no momento.
No dia seguinte, um grupo de aldeões foi até o local e,
a cerca de 1.500 metros da aldeia, eles viram uma grande mancha de sangue no
meio da estrada: encontraram o corpo do padre Vincent em um fosso na floresta.
Na época, eles o cobriram, por medo, apenas com terra e
alguns galhos. Eles então enviaram o corpo para
o padre Jean-Baptiste Khamphanh, um sacerdote diocesano laociano ordenado em
1959 e enviado para ajudar os missionários, a fim de prover um enterro mais
digno.
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