domingo, 27 de maio de 2018

27 de maio - Santo Atanásio Bazzekuketta


Atanasio Bazzekuketta faz parte do grupo - venerado com Carlos Lwanga e seus companheiros - de 22 mártires ugandenses. Estes foram mortos em várias etapas durante o reinado do rei Muangaque executou uma perseguição que custou a vida, em pouco mais de um ano, de novembro de 1885 a fevereiro de 1887, para cem cristãos. 

Muanga e seu predecessor, o rei Mutesa, haviam recebido o anúncio do Evangelho pelos missionários dos Padres Brancos. Mas o herdeiro subiu ao trono, e tragicamente mudou de opinião. 

Atanásio era o guardião do tesouro real e foi morto em 27 de maio de 1886 com apenas 20 anos de idade. Ele ofereceu-se aos executores que durante uma marcha de transferência dos cristãos presos mataram um em cada encruzilhada, a fim de incitar o terror para os outros. Os mártires ugandenses foram beatificados em 1920 por Bento XV e canonizados em 1964 por Paulo VI, que em 1969 consagrou o santuário dedicado a eles na cidade ugandense de Namugongo. 

Bazzekuketta pertencia ao clã Nkima e era filho de um importante funcionário da corte.
Em 1881, durante a visita a uma das suas irmãs, Namuddu, Bazzekuketta adoece gravemente. Vendo-o em perigo de vida o seu amigo Sembuga, catecúmeno, fala-lhe de Deus e de Cristo e batiza-o com o seu consentimento. Bazzekuketta curou-se da doença.    
Já restabelecido da saúde foi apresentado a Mutesa de quem se tornou pajem assumindo um cargo de responsabilidade na corte: a guarda do tesouro real e a decoração do palácio.
Era de temperamento calmo e tranquilo e desempenhava com competência as suas funções.
Foi assíduo na aprendizagem do catecismo e em 1885 recebeu o batismo tomando o nome de Atanásio.
Tendo sido condenado a ser queimado vivo em Namugongo, cortaram-lhe a cabeça e os membros a caminho do fatídico local.

Santo Atanásio Bazzekuketta é patrono dos ecônomos e das cooperativas sociais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário