terça-feira, 15 de maio de 2018

15 de maio - Santo Aquiles, Taumaturgo


Aquiles nasceu na Capadócia em uma família aristocrática, ele cresceu e formou-se durante o reinado de Constantino I, o Grande (280-327).

Seus pais estavam preocupados em dar-lhe uma formação e educação, de acordo com os ensinamentos mais avançados dos sábios e filósofos dos pagãos, seguindo as práticas de piedade e caridade sugeridas pelo cristianismo, que estava se estabelecendo, apesar da perseguição.

Com a morte dos pais, Aquiles distribuiu seus bens aos pobres e foi para a Palestina, primeira etapa de sua peregrinação, orou no Santo Sepulcro, e em seguida, embarcou para Roma para buscar consolo junto dos túmulos dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo e depois, partindo de Roma e começou a evangelizar regiões inteiras, levando multidões de pagãos à fé cristã.

Durante as suas viagens missionárias, chegou a Larissa, a cidade da Tessália (região da Grécia); nessa altura, o lugar do bispo estava vago, de modo que o clero e o povo, por unanimidade, ofereceram a cadeira ao convidado ilustre.

Na nova posição, Aquiles aumentou o zelo, ganhando grande fama em todos os distritos da região, entre outras coisas, permitiu a fundação de um hospital e um lar para idosos.
Sabe-se que em 325 ele participou do Concílio de Nicéia, e foi entre os bispos que lutaram contra a heresia de Ário.

No Concílio, Aquiles envergonhou os hereges e, por sua inteligência e santidade, causou grande espanto em todos:
Ele pegou uma pedra e, vociferando aos arianos, disse: "Se Cristo é uma criatura de Deus, como vós dizeis, então dizei: 'Que óleo verta desta pedra'". Os hereges quedaram-se mudos e perplexos ante tal exigência de Santo Aquiles. O santo continuou, dizendo: "E se o Filho de Deus é igual ao Pai, conforme nós cremos, que verta óleo desta pedra". Com efeito, a pedra começou a verter óleo, para o espanto de todos. 

Para retornar de Nicéia parou em Constantinopla, sendo recebido com honras pelo patriarca e pelo imperador Constantino, que admirado por seu apostolado eficaz, deu-lhe fundos abundantes para construir hospitais e igrejas na diocese de Larissa.
Retornando à sua cidade, Aquiles derrubou todos os demais templos pagãos, substituindo-os por imponentes construções cristãs.

Ele tinha o dom de fazer milagres e curas, e o poder de expulsar demônios; pelas inúmeras curas feitas, Aquiles foi sempre lembrado como "o Taumaturgo".
Depois de governar a diocese por muitos anos com sabedoria e santidade, ele morreu em Larissa por volta de meados do século IV.

Nenhum comentário:

Postar um comentário