quarta-feira, 9 de maio de 2018

09 de maio - Beato Stephen Grelewski


Beato Stephen Grelewski, foi um padre, mártir, que, quando durante a invasão militar da Polônia no início da II Guerra, foi feito prisioneiro pelos perseguidores da Igreja e, exaurido por cruéis tormentos, recebeu a coroa da glória, no campo de concentração de Dachau, perto de Munique, na Alemanha.

Ele nasceu em Dwikozy (Sandomierz), Polônia, em 3 de julho de 1899 em uma família de agricultoresl. Em 1916 entrou no seminário de Sandomierz e em 1919 estudou direito canônico na Universidade de Lublin. Em 1921 foi ordenado sacerdote e foi para Estrasburgo para obter seu doutorado.
O ensino da religião nas escolas profissionais de Radom, o jornalismo católico e a ação social foram suas grandes atividades pastorais. Em 1930 fundou a revista mensal Prawda Katolicka "The Catholic Truth", da qual foi editor até 1935, e ao mesmo tempo publicou livros de conteúdo social e religioso.

Quando a Segunda Guerra Mundial começou, ele teve que ensinar religião escondido, até que foi preso em 1940, mas foi libertado imediatamente. Ele lidou com os prisioneiros de guerra, trabalhando em sua assistência e libertação. Em 1941 ele foi preso novamente com muitos outros cidadãos e padres, incluindo seu irmão o Beato Casimiro Grelewski.
Ele passou por três campos de concentração: Skarzysko-Kamienna, Oswiecin e Dachau, onde ele chegou em 1941. 
Como ele estava muito doente, foi enviado para a ala dos enfermos, onde, na presença de seu irmão, ele morreu quatro dias depois, depois de ter sido torturado até a morte, em 9 de maio de 1941.
Ele foi um grande apóstolo, que colocou suas qualidades a serviço da fé, sendo muito sensível às necessidades dos mais pobres e marginalizados. 
Foi beatificado juntamente com 107 outros mártires que morreram em campos de concentração nazistas no dia 13 de junho de 1999.

Nenhum comentário:

Postar um comentário