segunda-feira, 23 de abril de 2018

23 de abril - Em verdade, em verdade vos digo, quem não entra no redil das ovelhas pela porta, mas sobe por outro lugar, é ladrão e assaltante. Jo 10,1


Jesus é a porta: a porta para entrar no aprisco das ovelhas é Jesus. Não há outra. Devemos observar, que Jesus fala sempre com as pessoas utilizando imagens simples: com efeito, toda aquela gente conhecia como era a vida de um pastor, porque a via todos os dias.

Portanto, quem o ouvia compreendia muito bem: só se entra pela porta do aprisco das ovelhas. Aqueles que, ao contrário, querem entrar no aprisco passando pela janela ou por outra parte, são delinquentes. O Evangelho define-os ladrões ou salteadores.
Portanto, tudo é muito claro: Não se pode entrar na vida eterna por outra parte a não ser pela porta, ou seja, Jesus.

E, o Senhor é a porta da nossa vida e não só da vida eterna, mas também da nossa vida quotidiana. Assim, por exemplo, qualquer decisão pode ser tomada em nome de Jesus, pela porta de Jesus, ou, utilizando uma linguagem simples, pode ser tomada de contrabando. Mas o Senhor fala claro: no aprisco entra-se somente pela porta, que é Jesus.
É tão fácil a vida cristã! Jesus é a porta; ele guia-nos pelo caminho e nós conhecemos a sua voz nas bem-aventuranças, nas obras de misericórdia e quando nos ensina a dizer “Pai”.
Que o Senhor nos faça compreender esta imagem de Jesus, este ícone: o pastor, que é a porta, indica o caminho e ensina-nos a ouvir a sua voz.

Papa Francisco – 18 de abril de 2016

Hoje celebramos:

Nenhum comentário:

Postar um comentário