sábado, 21 de abril de 2018

21 de abril - A quem iremos, Senhor? Tu tens palavras de vida eterna. Jo 6,68


Os discípulos compreenderam bem o discurso de Jesus. Tão bem que não queriam ouvi-lo, porque é um discurso que põe em crise a sua mentalidade. As palavras de Jesus sempre nos põem em crise, por exemplo diante do espírito do mundo, da mundanidade.
Mas Jesus oferece a chave para superar as dificuldades: uma chave composta por três elementos.

Primeiro, a sua origem divina: Ele desceu do céu e subirá “para onde estava antes”.
Segundo: as suas palavras só podem ser compreendidas através da ação do Espírito Santo, Aquele “que dá a vida” é precisamente o Espírito Santo que nos faz entender bem Jesus.

Terceiro: a verdadeira causa da incompreensão das suas palavras é a falta de fé: “Mas há alguns entre vós que não creem”, diz Jesus.
Com efeito, desde então, está escrito no Evangelho, “muitos dos seus discípulos se retiraram e voltaram atrás”. Perante estas deserções, Jesus não faz concessões e não atenua as suas palavras, aliás obriga a fazer uma escolha específica: estar com Ele ou separar-se d’Ele, e diz aos Doze: “Quereis vós também retirar-vos?”

A este ponto Pedro faz a sua confissão de fé em nome dos outros Apóstolos: “Senhor, para quem iremos nós? Tu tens as palavras da vida eterna”. Não diz “para onde iremos?” mas “para quem iremos?”

O problema fundamental não é ir e abandonar a obra empreendida, mas é para quem ir. A partir desta interrogação de Pedro, compreendemos que a fidelidade a Deus é questão de fidelidade a uma pessoa, com o qual nos unimos para caminhar juntos pela mesma estrada. E esta pessoa é Jesus.
Tudo o que temos no mundo não sacia a nossa fome de infinito. Precisamos de Jesus, de estar com Ele, de alimentarmo-nos à sua mesa, com as suas palavras de vida eterna! Acreditar em Jesus significa torná-lo centro, o sentido da nossa vida. Cristo não é um elemento acessório: é o “pão vivo”, o alimento indispensável.

Unir-se a Ele, numa verdadeira relação de fé e de amor, não significa estar acorrentado, mas profundamente livre, sempre a caminho.
Cada um de nós pode questionar-se: quem é Jesus para mim? É um nome, uma ideia, só um personagem histórico? Ou é verdadeiramente aquela pessoa que me ama, que deu a sua vida por mim e caminha comigo? Para ti, quem é Jesus? Estás com Jesus? Procuras conhecê-lo mediante a sua palavra? Lês o Evangelho, todos os dias um trecho do Evangelho para conhecer Jesus? Tens contigo um pequeno Evangelho no bolso, na bolsa, para o ler, em todos os lugares? Por que quanto mais estivermos com Ele tanto mais crescerá o desejo de permanecer com Ele.

Agora peço-vos gentilmente, façamos um momento de silêncio e cada um de nós em silêncio, no seu coração, pergunte a si mesmo: “Quem é Jesus para mim?” Em silêncio, cada um responda no seu coração.

Papa Francisco - 23 de agosto de 2015

Hoje celebramos:




Nenhum comentário:

Postar um comentário