sábado, 14 de abril de 2018

14 de abril - Mas Jesus disse: 'Sou eu. Não tenhais medo'. Jo 6,20



No meio da tempestade Jesus chega ao barco dos discípulos, caminhando sobre as águas do lago. Quando o veem, os discípulos ficam apavorados e pensam que é um fantasma, mas Ele tranquiliza-os: Sou eu. Não tenhais medo!

No barco encontram-se todos os discípulos, irmanados pela experiência da debilidade, da dúvida, do medo e da pouca fé. No entanto, quando Jesus volta àquele barco, o clima muda imediatamente: todos se sentem unidos na fé que têm nele. Todos, pequenos e medrosos, tornam-se grandes no momento em que se põem de joelhos, reconhecendo no seu Mestre o Filho de Deus. Quantas vezes também conosco acontece a mesma coisa! Sem Jesus, longe de Jesus, sentimo-nos amedrontados e inadequados, e chegamos a pensar que não aguentaremos. Falta a fé! Mas Jesus está sempre ao nosso lado, talvez escondido, mas sempre presente e pronto para nos segurar.

Eis uma imagem eficaz da Igreja: um barco que deve enfrentar as tempestades e às vezes parece que está prestes a sucumbir. Aquilo que a salva não são as qualidades nem a coragem dos seus homens, mas a fé, que permite caminhar até no meio da escuridão, entre as dificuldades. A fé confere-nos a segurança da presença de Jesus sempre ao nosso lado, da sua mão que nos segura para nos proteger do perigo. Todos nós estamos neste barco, e aqui sentimo-nos seguros, não obstante os nossos limites e as nossas debilidades. Estamos seguros sobretudo quando sabemos ajoelhar-nos e adorar Jesus, o único Senhor da nossa vida. Para isto nos convida sempre a nossa Mãe, Nossa Senhora. Dirijamo-nos a Ela com confiança.

Papa Francisco – 10 de agosto de 2014

Hoje celebramos:

Nenhum comentário:

Postar um comentário