segunda-feira, 16 de abril de 2018

16 de abril - Em verdade, em verdade, eu vos digo: estais me procurando não porque vistes sinais, mas porque comestes pão e ficastes satisfeitos. Jo 6,26

Depois da multiplicação dos pães, o povo pôs-se à procura de Jesus e Ele compreende bem o motivo de tanto entusiasmo em segui-lo e revela-o com clareza: Vós me procurais, não porque vistes sinais, mas porque comestes dos pães e vos saciastes. Na realidade, aquelas pessoas seguem-no pelo pão material que no dia anterior lhes tinha saciado a fome, quando Jesus fizera a multiplicação dos pães; não compreenderam que aquele pão, partido para tantos, para muitos, era a expressão do amor do próprio Jesus.

Deram mais valor àquele pão do que ao seu doador. Diante desta cegueira espiritual, Jesus evidencia a necessidade de ir além da doação e descobrir, conhecer o doador. O próprio Deus é o dom e também o doador. E assim daquele pão, daquele gesto, as pessoas podem encontrar Quem o dá, que é Deus. Convida a abrir-se a uma perspectiva que não é só das preocupações diárias do comer, do vestir, do sucesso, da carreira. Jesus fala de outro alimento, fala de um alimento que não é corruptível e que é bom procurar e acolher. Ele exorta: Trabalhai não pelo alimento que perece, mas pelo alimento que permanece até à vida eterna, e que o Filho do homem vos dará. Ou seja, procurai a salvação, o encontro com Deus.


Papa Francisco - 02 de agosto de 2015

Hoje celebramos:

Nenhum comentário:

Postar um comentário