domingo, 15 de abril de 2018

15 de abril - 'A paz esteja convosco!' Lc 24,36

Como se faz, como se constrói a paz?
“A paz é obra da justiça”, e o Novo Testamento nos ensina que o pleno cumprimento da justiça é amar ao próximo como a si mesmo.

Quando nós seguimos, com a graça de Deus, este mandamento, como mudam as coisas! Isso porque nós mudamos! Essa pessoa, esse povo, que vemos como inimigo, em realidade tem o mesmo rosto, o mesmo coração, a mesma alma que eu. Nós temos o mesmo Pai no céu. Então, a verdadeira justiça é fazer a essa pessoa, a esse povo, o que eu gostaria que me fizessem, que fizessem com meu povo.

São Paulo indicou-nos as atitudes necessárias para a paz: ‘revistam-se de compaixão íntima, bondade, humildade, mansidão, paciência. Suportem-se mutuamente e perdoem quando algum tem queixa contra outro. O Senhor os perdoou: façam o mesmo’.
Estas são as atitudes para ser ‘artesãos’ de paz no cotidiano, ali onde vivemos”.

A paz é o sonho de Deus, é o projeto de Deus para a humanidade, para a história, com toda a criação. E é um projeto que encontra sempre oposição por parte do homem e por parte do maligno.
Não podemos nos enganar ao acreditar que a paz depende só de nós. Cairíamos em um moralismo ilusório.
A paz é dom de Deus, não em sentido mágico, mas porque Ele, com seu Espírito, pode imprimir estas atitudes em nossos corações e em nossa carne, e fazer de nós verdadeiros instrumentos de sua paz. E, aprofundando mais ainda, o Apóstolo diz que a paz é dom de Deus porque é fruto de sua reconciliação conosco.
Só quando se deixar reconciliar com Deus, o homem chegará a ser construtor de paz.

Papa Francisco - 06 de junho de 2015

Hoje celebramos:
São Damião de Molokai



Nenhum comentário:

Postar um comentário