quinta-feira, 12 de abril de 2018

12 de abril - É preciso obedecer a Deus, antes que aos homens. At 5,29

O que significa obedecer a Deus? Significa que devemos ser como escravos, todos amarrados? Não, porque exatamente quem obedece a Deus é livre, não é escravo! E como se faz? Obedeço, não faço a minha vontade e sou livre? Parece uma contradição. Mas não é uma contradição. De fato obedecer vem do latim e significa escutar, ouvir o outro. Obedecer a Deus é escutá-Lo, ter o coração aberto para ir pela senda que Deus nos indica. A obediência a Deus é escutar Deus. E isto torna-nos livres.

Pedro diante dos escribas, sacerdotes e também do sumo sacerdote, dos fariseus foi chamado a tomar uma decisão. Pedro ouvia o que os fariseus e os sacerdotes diziam, e ouvia o que Jesus dizia no seu coração: “o que faço?”. Disse: “Faço o que me diz Jesus, e não o que quereis que eu faça”. E assim foi em frente.

Na nossa vida ouvimos também certas propostas que não vêm de Jesus, nem de Deus. Pode-se entender: as nossas debilidades às vezes levam-nos por este caminho. Ou também por outro que é ainda mais perigoso: estabelecemos um acordo, um pouco de Deus e um pouco de vós. Fazemos um acordo e assim continuamos com uma dupla vida: um pouco a vida daquilo que ouvimos de Jesus e um pouco a vida do que escutamos do mundo, os poderes do mundo e muito mais. Mas não é um bom sistema. De fato no livro do Apocalipse, o Senhor diz: isto não é bom, porque assim não sois maus nem bons: sois tíbios. Condeno-vos.

Se Pedro tivesse dito aos sacerdotes: “falemos como amigos e estabeleçamos um status vivendi”, talvez tivesse corrido bem. Mas não teria sido uma escolha própria do amor que vem quando ouvimos Jesus. Uma escolha que tem consequências. O que acontece quando escutamos Jesus? Às vezes os que nos fazem outra proposta enraivecem-se e a estrada acaba na perseguição. Neste momento, temos muitas irmãs e irmãos que para obedecer, ouvir, escutar o que Jesus lhes pede estão sob perseguição. Recordemos sempre estes irmãos e irmãs que puseram a carne ao fogo e nos dizem com a própria vida: “Quero obedecer, ir pelo caminho que Jesus me indica”.

A Igreja convida-nos a ir pela senda de Jesus e a não ouvir as propostas que o mundo nos faz, propostas de pecado ou tíbias, a meias: trata-se, de um modo de viver que não é bom e não nos fará felizes.
Nesta escolha de obediência a Deus e não ao mundo, sem ceder a acordos, o cristão não está sozinho. Onde encontramos a ajuda para ir pela estrada do ouvir Jesus? No Espírito Santo. Somos testemunhas desses fatos: foi o Espírito Santo que Deus doou aos que o obedecem. Portanto, é precisamente o Espírito Santo dentro de nós que nos dá força para continuar.
Sejamos corajosos nas diversas situações da vida: Peçamos a graça da coragem. Teremos sempre pecados: somos todos pecadores. Mas serve a coragem de dizer: “Senhor, sou pecador, às vezes obedeço às coisas mundanas mas quero obedecer a ti, quero caminhar pela tua vereda”. Peçamos esta graça, de ir sempre pela estrada de Jesus. E quando não o fizermos, peçamos perdão: O Senhor perdoa-nos, porque Ele é muito bom.

Papa Francisco – 11 de abril de 2013

Hoje celebramos:
São José Moscati
São Martinho I - Papa

Nenhum comentário:

Postar um comentário