quinta-feira, 5 de abril de 2018

05 de abril - A paz esteja convosco! Lc 24,36


A verdadeira paz é uma pessoa: o Espírito Santo. “É um dom de Deus” para ser acolhido e conservado, exatamente como faz uma criança quando recebe um presente. Contudo, atenção, às várias “pazes” que o mundo oferece, propondo as falsas seguranças do dinheiro, do poder e da vaidade: estas são “pazes” só aparentes e incertas.

“Deixo-vos a paz, dou-vos a minha paz”. A paz é um dom que Jesus nos dá antes de se despedir. Mas, advertiu, Jesus é claro quando diz que a sua paz não é a que o mundo dá. De fato, “é outra paz”. A paz do mundo é um pouco superficial, é uma paz que não chega ao fundo da alma. Por isso é uma paz que proporciona uma certa tranquilidade e até uma determinada alegria mas só até a um certo nível. 
Por exemplo, a paz das riquezas. Mas é o próprio Jesus quem nos recorda para não confiar nesta paz, porque nos diz com grande realismo: reparai que existem ladrões! E eles podem roubar as vossas riquezas! Eis porque o dinheiro não nos dá uma paz definitiva.

Outra paz do mundo é o poder. Herodes encontrava-se nesta situação quando chegaram os magos e lhe anunciaram o nascimento do rei de Israel e a sua paz acabou naquele mesmo instante. Em confirmação de que a paz do poder não funciona: um golpe de Estado leva-a embora de repente!

O terceiro tipo de paz que o mundo dá é a vaidade. Todavia, esta também não é uma paz definitiva, porque hoje és estimado, amanhã serás insultado!

E de que modo se recebe a paz do Espírito Santo? Primeiramente no batismo, porque vem do Espírito Santo, e também na crisma. O Espírito Santo está dentro de nós e devemos conservá-lo sem o fechar, senti-lo, e pedir-lhe ajuda.
Para verificar que tipo de paz vivemos, podemos fazer esta pergunta: prefiro a paz que me dá o mundo, a do dinheiro, do poder e da vaidade? A paz de Cristo é definitiva: só é necessário recebê-la como crianças e conservá-la. O Senhor nos ajude a compreender isto.

Papa Francisco – 20 de maio de 2014

Hoje celebramos:

Nenhum comentário:

Postar um comentário