terça-feira, 10 de abril de 2018

10 de abril - Vós deveis nascer do alto. Jo 3,7


O que significa viver realmente a Páscoa, o espírito pascal?
Ir pelos caminhos do Espírito sem comprometimentos, testemunhando a verdade com coragem e franqueza.

Para compreender este programa de vida é necessária uma «mudança de mentalidade», libertar-se dos laços do racionalismo e aderir à liberdade do Espírito. Era isto que Jesus explicava a Nicodemos no célebre episódio evangélico da visita noturna.

Este fariseu era um homem bom. Inquieto, não entendia. O seu coração estava na noite». Mas tratava-se de uma noite diversa da de Judas, porque era uma noite que levava o primeiro a aproximar-se de Jesus, e o outro a afastar-se. Foi ter com Jesus para «pedir explicações» e recebeu uma resposta que não entende. Quase como se Jesus quisesse complicar a situação, pondo-o em dificuldade. Com efeito, responde: Em verdade, em verdade te digo: quem não renascer do alto não poderá ver o Reino de Deus». Nicodemos pergunta: Como é possível nascer de novo? Parece, um pouco irônico, mas não é assim. Ao contrário, é a expressão de um grande tormento interior. Então, Jesus explica que se trata da passagem de uma mentalidade para outra e com muita paciência e amor, ajuda este homem de boa vontade a fazer esta passagem.

O que significa “nascer do Espírito”? O que significa nascer do alto: o vento sopra onde quer; ouves o seu ruído mas não sabes de onde vem, nem para onde vai. Assim acontece com aquele que nasceu do Espírito. Nesta mensagem se sente um ar de liberdade.
Portanto, eis o ponto: a firmeza da fé. Uma conclusão que envolve cada cristão. Com efeito: às vezes esquecemos que a nossa fé é concreta: o Verbo fez-se carne, não se fez ideia: fez-se carne.

E a solidez da fé leva à franqueza, ao testemunho até ao martírio, que é contrário aos compromissos, à idealização da fé. Poder-se-ia dizer que para os doutores da lei o Verbo não se fez carne: fez-se lei. Para eles só era importante estabelecer: Deve-se fazer isto até aqui, e não mais; deve-se fazer isto... E assim viviam presos nesta mentalidade racionalista. Uma mentalidade que não acabou com eles. Com efeito, na história muitas vezes a Igreja que condenou o racionalismo, o iluminismo, também caiu numa teologia do “pode-se e não se pode”, “até aqui, até ali”, e esqueceu a força, a liberdade do Espírito, este renascer do Espírito que te dá a liberdade, a franqueza da pregação, o anúncio de que Jesus Cristo é o Senhor.

Papa Francisco - 24 de abril de 2017


Hoje celebramos:



Nenhum comentário:

Postar um comentário