domingo, 14 de julho de 2019

14 de julho - “E quem é o meu próximo?” Lc 10,29


O Evangelho inicia com a pergunta que um doutor da Lei faz a Jesus: "Mestre, que hei de fazer para possuir a vida eterna?" Sabendo que ele era perito nas Sagradas Escrituras, o Senhor convida aquele homem a dar ele mesmo a resposta, que de fato formula perfeitamente, citando os dois mandamentos principais: amar a Deus com todo o seu coração, mente e forças e amar o próximo como a si mesmo. Então o doutor da Lei, quase para se justificar, pergunta: "E quem é o meu próximo?" Desta vez, Jesus responde com a célebre parábola do "Bom samaritano", para indicar que compete a nós tornar-nos o "próximo" de todo aquele que tiver necessidade de ajuda.

O Samaritano, de fato, ocupa-se da condição de um desconhecido, que os salteadores deixaram meio morto à margem da estrada: enquanto um sacerdote e um levita tinham prosseguido, talvez pensando que em contato com o sangue, com base num preceito, se teriam contaminado. Portanto, a parábola, deve induzir-nos a transformar a nossa mentalidade segundo a lógica de Cristo, que é a lógica da caridade: Deus é amor, e prestar-lhe culto significa servir os irmãos com amor sincero e generoso.

Esta narração evangélica oferece o "critério de medida", ou seja, a universalidade do amor que se inclina para o necessitado encontrado por acaso, seja ele quem for. Ao lado desta regra universal, há também uma exigência especificamente eclesial: que "na própria Igreja, enquanto família, nenhum membro sofra porque passa necessidade". O programa do cristão, aprendido do ensinamento de Jesus, é "um coração que vê" onde há necessidade de amor, e age em consequência.
Papa Bento XVI – 11 de julhoo de 2010

Hoje celebramos:


Nenhum comentário:

Postar um comentário