quinta-feira, 4 de julho de 2019

04 de julho - “Coragem, filho, os teus pecados estão perdoados!” Mt 9,2


Hoje a liturgia apresenta no Evangelho a narração da cura de um paralítico, que quatro pessoas levam até Jesus num leito. Tendo visto a sua fé, Ele diz ao paralítico: "Filho, os teus pecados estão perdoados".
Agindo deste modo, Ele demonstra que deseja purificar em primeiro lugar o espírito. O paralítico é a imagem de cada ser humano impedido, pelo pecado, de se movimentar livremente, de caminhar pela vereda do bem e de dar o melhor de si mesmo.

Com efeito, inserindo-se na alma, o mal amarra o homem com os laços da falsidade, da ira, da inveja e dos outros pecados, paralisando-o pouco a pouco. Por isso Jesus, suscitando o escândalo dos escribas presentes, diz primeiro: "os teus pecados estão perdoados", e só depois, para demonstrar a autoridade que lhe tinha sido conferida por Deus para perdoar os pecados, acrescenta: "Levanta-te, toma o teu leito e vai para casa", purificando-o completamente.

A mensagem é clara: paralisado pelo pecado, o homem tem necessidade da misericórdia de Deus, que Cristo veio transmitir-lhe a fim de que, purificado no coração, toda a sua existência possa reflorescer.

Papa Bento XVI – 19 de fevereiro de 2006

Hoje celebramos:

Nenhum comentário:

Postar um comentário