sábado, 27 de julho de 2019

27 de julho - Enquanto todos dormiam, veio seu inimigo, semeou joio no meio do trigo, e foi embora. Mt 13,25


O tema contido no Evangelho hoje é precisamente o Reino dos céus. O céu não deve ser entendido unicamente no sentido da altura que nos ultrapassa, porque tal espaço infinito possui também a forma da interioridade do homem.
Jesus compara o Reino dos céus com um campo de trigo, para nos levar a compreender que dentro de nós foi semeado algo de pequeno e escondido que, no entanto, possui uma força vital insuprimível. Não obstante todos os obstáculos, a semente desenvolver-se-á e o fruto amadurecerá. Este fruto só será bom, se o terreno da vida for cultivado em conformidade com a vontade divina.

Por isso, na parábola do trigo bom e do joio, Jesus admoesta-nos que, depois da sementeira realizada pelo dono, enquanto todos dormiam, interveio o seu inimigo, que semeou a erva daninha.
Isto significa que devemos estar prontos para conservar a graça recebida desde o dia do Batismo, continuando a alimentar a fé no Senhor, a qual impede que o mal ganhe raízes.

Santo Agostinho, comentando esta parábola, observa que muitos, primeiro são joio e depois tornam-se trigo bom, e acrescenta: Se eles, quando são malvados, não fossem tolerados com paciência, não chegariam à mudança louvável.

Papa Bento XVI – 17 de julho de 2011

Hoje celebramos:

Nenhum comentário:

Postar um comentário