segunda-feira, 8 de julho de 2019

08 de julho - “Coragem, filha! A tua fé te salvou”. Mt 9,22


Hoje, o Evangelho apresenta a narração de duas curas milagrosas que Jesus realiza a favor de duas mulheres: a filha de um dos chefes da Sinagoga, chamado Jairo, e uma mulher que sofria de hemorragia. São dois episódios nos quais estão presentes dois níveis de leitura; um puramente físico: Jesus inclina-se sobre o sofrimento humano e cura o corpo; e outro espiritual: Jesus veio para curar o coração do homem, para dar a salvação e pede a fé n’Ele.

De fato, no primeiro episódio, ouvindo a notícia de que a filha de Jairo morreu, Jesus diz ao chefe da Sinagoga: Não tenhas receio; crê somente, leva-o consigo onde estava a menina e exclama: Menina, Eu te digo, levanta-te! E ela levantou-se e começou a caminhar. O segundo episódio, o da mulher atingida por uma hemorragia, ressalta de novo como Jesus tenha vindo para libertar o ser humano na sua totalidade. De fato, o milagre realiza-se em duas fases: primeiro dá-se a cura física, mas ela está estreitamente ligada à cura mais profunda, que confere a graça de Deus a quem a Ele se abre com fé. Jesus diz à mulher: Minha filha, a tua fé te salvou. Vai em paz e fica sarada do teu mal!

Estas duas narrações de cura são para nós um convite a superar uma visão puramente horizontal e materialista da vida. A Deus nós pedimos muitas curas de problemas, de necessidades concretas, e é justo, mas o que devemos pedir com insistência é uma fé cada vez mais firme, para que o Senhor renove a nossa vida, e uma confiança firme no seu amor, na sua providência que não nos abandona.

Papa Bento XVI – 01 de julho de 2012

Hoje celebramos:

Nenhum comentário:

Postar um comentário