segunda-feira, 1 de julho de 2019

01 de julho - São Justino Orona Madrigal


Justino Orona Madrigal nasceu em Atoyac, (México) em 14 de abril de 1877, era de uma família extremamente pobre.  Ele completou seus primeiros estudos em Zapotlán, em seguida, entrou no seminário de Guadalajara (1894). Depois de sua ordenação (1904), serviu como pároco em Poncitán, Encarnación, Jalisco e Cuquío. Apesar de viver em uma atmosfera de anticlericalismo e indiferença religiosa, ele era um padre exemplar.

Fundador da Congregação Religiosa das Irmãs Clarissas do Sagrado Coração. Sua vida foi marcada pela cruz, mas ele sempre permaneceu gentil e generoso. Em uma ocasião, ele escreveu: "Aqueles que seguem o caminho da dor com fidelidade podem subir com segurança ao céu". Quando a perseguição aumentou, ele permaneceu entre seus paroquianos dizendo: "Vivo ou morro permanecerei entre os meus ". 
Certa noite, depois de planejar com seu vigário e companheiro de martírio, padre Atilano Cruz, sua atividade pastoral, que era exercida em meio a inúmeros perigos, os dois sacerdotes reuniram-se para descansar em uma casa de fazenda em "Las Cruces", perto de Cuquío.
Na madrugada de 1º de julho de 1928, as forças federais e o presidente municipal de Cuquío invadiram violentamente a fazenda e bateram na porta onde dormiam o pastor e seu vigário. Padre Orona abriu a porta e com uma voz alta cumprimentou os executores: "Viva o Cristo Rei!" A resposta foi uma chuva de balas.
Seu corpo foi depositado na praça da cidade do Cuquío. Seus restos mortais foram transferidos para a Igreja San Felipe, em Cuquío. Pe. Orona foi beatificada (22 de novembro de 1992) e canonizada (21 de maio de 2000) pelo Papa João Paulo II que em sua homilia declarou:
“Através da profunda união com Cristo, iniciada no batismo e alimentada pela oração, os sacramentos e a prática das virtudes evangélicas, homens e mulheres de todos os tempos, como filhos da Igreja, alcançaram a meta da santidade. São Santos porque colocaram Deus no centro da sua vida, fazendo da busca e difusão do seu Reino a razão da própria existência; são Santos porque as suas obras continuam a falar do seu amor total ao Senhor e aos irmãos, dando frutos copiosos graças à sua fé viva em Jesus Cristo e ao seu compromisso em amar, inclusivamente os inimigos, como Ele nos amou.”


Nenhum comentário:

Postar um comentário