segunda-feira, 29 de julho de 2019

29 de julho - “Senhor, se tivesses estado aqui, meu irmão não teria morrido. Jo 11,21


No Evangelho de hoje — a ressurreição de Lázaro — nós ouvimos a voz da fé pronunciada por Marta, a irmã de Lázaro. A Jesus que diz: O teu irmão ressuscitará, ela responde: Sei que ressuscitará na ressurreição do último dia. Mas Jesus responde: Eu sou a ressurreição e a vida: quem crê em Mim, mesmo se morrer, viverá. Eis a verdadeira novidade, que prorrompe e supera qualquer barreira! Cristo abate o muro da morte, n’Ele habita toda a plenitude de Deus, que é vida, vida eterna. Por isso a morte não teve poder sobre Ele; e a ressurreição de Lázaro é sinal do seu domínio pleno sobre a morte física, que diante de Deus é como um sono.

Mas há outra morte, que custou a Cristo a luta mais dura, inclusive o preço da cruz: é a morte espiritual, o pecado, que ameaça arruinar a existência de cada homem. Para vencer esta morte Cristo morreu, e a sua Ressurreição não é o regresso à vida precedente, mas a abertura de uma realidade nova, uma nova terra, finalmente reunida com o Céu de Deus. Por isso são Paulo escreve: Se o Espírito de Deus, que ressuscitou Jesus dos mortos, habita em vós, aquele que ressuscitou Cristo dos mortos dará a vida também aos vossos corpos mortais por meio do seu Espírito que habita em vós.

Queridos irmãos, dirijamo-nos à Virgem Maria, que já participa desta Ressurreição, para que nos ajude a dizer com fé: Sim, ó Senhor, eu creio que tu és o Cristo, o Filho de Deus, e a descobrir verdadeiramente que Ele é a nossa salvação.
           
Papa Bento XVI – 10 de abril de 2011

Hoje celebramos:


Nenhum comentário:

Postar um comentário