sexta-feira, 19 de julho de 2019

19 de julho - São Pedro Crisci de Foligno

Filho de nobre e rica família, Pedro Crisci teve uma juventude tempestuosa até os 30 anos, quando decidiu deixar tudo e dedicar-se ao Senhor. Converteu-se e passou a abominar tudo aquilo que fizera na ruidosa juventude, vendeu o que possuía, e o que apurou distribuiu aos pobres e, nada mais restando, quis vender-se a si mesmo, prometendo a quem o comprasse obedecê-lo em tudo.

Um senhor comprou-o, mas, tocado pela humildade do jovem Pedro, restituiu-lhe a liberdade, impondo-lhe, como condição para tal, que não se esquecesse jamais de pedir a Deus por si.

Vestido com um saco, Pedro de Crisci orava a olhar para o sol, que para ele simbolizava Jesus Cristo. Banhado em suor, enquanto não terminava as orações, não abandonava aquela postura, o que, logo, levou os habitantes de Foligno a tê-lo como louco.

Sua casa foi a catedral de Foligno, onde ele fez o trabalho de limpeza e viveu na torre do sino. Sua atitude chamou a atenção da Inquisição que o sujeitou duas vezes a julgamento e em ambas as ocasiões ele foi declarado ortodoxo. 

Morto aos 19 de julho de 1323 no campanário da catedral, que era a sua casa, foi honrado como santo quase que imediatamente depois.

Escreveu-lhe a vida um dos bispos de Foligno, o dominicano João Corini de São Geminiano.


Nenhum comentário:

Postar um comentário