domingo, 7 de julho de 2019

07 de julho - Beato Bento XI - Papa


Bento XI foi o 194º papa da Igreja Católica, entre 1303 e 1304.
Nascido na cidade italiana de Treviso no ano 1240, Nicola Boccasini, provinha de modestíssima família. Sua mãe era lavadeira no convento dos dominicanos, e esta sua ocupação favoreceu o ingresso do filho na jovem ordem de são Domingos. 
Já aos 14 anos de idade entrou para a Ordem dos Pregadores em sua cidade natal. Logo em seguida, deu continuidade aos estudos em Veneza e Milão. Concluída sua fase inicial de aprendizado religioso, Nicola se tornou Provincial da Lombardia, em 1286, e foi o exercício da função que demonstrou sua boa capacidade de administrar relações diplomáticas. 
Em função de seus esforços, demonstrou ter capacidade suficiente para pacificar o norte da Itália, que havia passado por graves problemas entre os religiosos principalmente de Parma. Sua competência o elegeu para o cargo mais uma vez em 1293 e, três anos depois, tornou-se Mestre Geral da Ordem dos Pregadores, em Estrasburgo.

Pouco depois Nicolau, filho de uma humilde lavadeira de Treviso, conseguiu realizar uma difícil trégua entre o rei da Inglaterra, Eduardo I, e o rei da França, Filipe, o Belo. Esta sua missão de paz, coroada de inesperado sucesso, valeu ao geral dos dominicanos o chapéu cardinalício, concedido pelo papa Bonifácio VIII, que desejava com esta nomeação premiar também toda a ordem dominicana, pela sua adesão ao pontífice. O cardeal Boccasini estava em Anagni ao lado de Bonifácio VIII quando, em um episódio de grande violência, o rei da França, da família Colonna, ordenou a prisão e o espancamento do papa Bonifácio VIII. Este passou alguns dias na prisão e não resistiu aos ferimentos, falecendo em 11 de outubro de 1303.

Morto Bonifácio VIII, os cardeais reunidos em conclave em Roma, a 22 de outubro de 1303, deram-lhe como sucessor o próprio cardeal Boccasini, homem conciliador e o mais indicado para resolver o grande conflito entre o papado e o rei da França. O novo pontífice, que recebeu o nome de Bento XI, correspondeu às expectativas. Embora mostrando-se duro com o executor material do gesto sacrílego (renovou a excomunhão a Nogaret e a Sciarra Colonna), absolveu o rei das censuras em que havia incorrido. Bento XI preferiu a residência de Perúgia àquela romana, para ficar longe dos tumultos e das insídias, e dedicar-se ao pacífico governo da Igreja. Mas também aqui foi atingido pelo ódio de seus inimigos: sentindo-se mal após ter provado um figo fresco, provavelmente envenenado, fez escancarar as portas do palácio para conceder uma última audiência e bênção aos fiéis e morreu nove dias depois.

Entre os atos do seu breve pontificado (22 de outubro de 1303 — 7 de julho de 1304) está o decreto da obrigação para todo cristão de confessar-se ao menos uma vez por ano.
Bento XI foi declarado beato no século XVIII, em 1736, pelo papa Clemente XII.

Nenhum comentário:

Postar um comentário