domingo, 14 de julho de 2019

14 de julho - Beato Gaspar Bono


Gaspar Bono Monzón, conhecido como Beato Gaspar Bono, nasceu em 5 de janeiro de 1530 na Valencia e foi batizado no dia seguinte na Igreja de San Nicolás. O nome de Gaspar foi dado a ele em homenagem ao rei Mago, uma vez que ele nasceu na véspera da festa dos Magos. Filho de Juan de Bonom proveniente da Gasconha francesa e Juana Monzón natural de Cervera em Lérida. Um problema de sua pessoa, e que não é geralmente mencionado, é que ele não tinha grande fluência na fala, era gago.

Seu pai era um tecelão de linho, estabelecido em Valência, de pouca fortuna. Quando Gaspar tinha três anos, sua mãe ficou cega e não podia mais ajudar nos teares; arruinado, o pai vendeu os utensílios do comércio e da casa e passou a trabalhar como apontador e revendedor. Na idade de dez anos, ele começou a trabalhar com um comerciante de seda, mas logo viu que sua vocação era religiosa; começou a estudar latim, mas quando viu a pobreza de sua casa, preferiu continuar trabalhando para sustentar sua família. Aos 20 anos, ele entra nos exércitos imperiais de Carlos V, mas em uma batalha ele é gravemente ferido e deixado para morrer. Naquele momento, promete à Nossa Senhora, entrar na Ordem de São Francisco de Paula, se ela preservar sua vida.

Recuperado de suas feridas entrou em 1560 na Ordem contemplativa dos Mínimos, no Convento de San Sebastian. Destaca-se na confissão, na pregação e na caridade, e em várias ocasiões entra em êxtase enquanto reza na igreja conventual. Ele foi eleito em 1592 Provincial da Ordem para seu desalento, e cumprindo ordens diretas do arcebispo de Valência San Juan de Ribera.

Ele morreu em 14 de julho de 1604 neste seu convento onde havia professado. Em 1835, seus restos mortais são transferidos para a Igreja de San Nicolás, onde estão até hoje. No entanto, seu corpo foi profanado na Guerra Civil de 1936. 

Em 10 de setembro de 1786, ele foi beatificado pelo papa Pio VI. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário