sábado, 6 de julho de 2019

06 de julho - Vinho novo se põe em odres novos, e assim os dois se conservam. Mt 9,17


O cristão que se esconde por detrás do sempre se fez assim comete pecado, tornando-se idólatra e rebelde e vivendo uma existência remendada, meio a meio, precisamente porque fecha o seu coração às novidades do Espírito Santo. Faço um convite a libertar-se dos hábitos, renovando-os, para deixar espaço às surpresas de Deus.

Jesus no Evangelho nos ensina quando os doutores da lei o repreendem porque os seus discípulos não faziam jejum: Mas foi sempre assim, por que os teus não jejuam? E Jesus responde com este princípio de vida:
Ninguém põe um remendo de pano novo em roupa velha; ao contrário, o remendo arranca um novo pedaço da veste usada e torna-se pior o rasgão. E ninguém põe vinho novo em odres velhos; se o fizer, o vinho arrebentá-los-á e perder-se-á juntamente com os odres, mas para vinho novo, odres novos!
Substancialmente, o que significa isto, muda a lei? Não! Quer dizer, aliás, que a lei está ao serviço do homem que está ao serviço de Deus e por isso o homem deve manter o coração aberto. A atitude de quem diz foi sempre assim, nasce na realidade de um coração fechado. Ao contrário Jesus disse-nos: “Enviar-vos-ei o Espírito Santo e Ele guiar-vos-á para a verdade plena”.

Mas se mantiveres o coração fechado à novidade do Espírito, nunca chegarás à verdade plena! E a tua vida cristã será meio a meio, uma vida remendada com coisas novas mas sobre uma estrutura que não está aberta à voz do Senhor: um coração fechado, porque não és capaz de mudar os odres.
Exatamente este é o pecado de muitos cristãos que se apegam ao que sempre foi feito e não deixam mudar os odres. Acabando assim por viver uma existência pela metade, remendada, sem sentido.
Portanto, os cristãos obstinados repetem que “sempre foi assim, este é o caminho, esta é a estrada”, pecam: pecam de divinação. É como se tivessem ido à cartomante. No final resulta mais importante o que foi dito e o que não muda; o que sinto — em mim e no meu coração fechado — do que a palavra do Senhor. E isto é também pecado de idolatria: a obstinação! O cristão que teima, peca de idolatria.


Papa Bento Francisco – 18 de janeiro de 2016

Hoje celebramos:


Nenhum comentário:

Postar um comentário