sábado, 13 de julho de 2019

13 de julho - Beato Mariano de Jesus Euse Hoyos


Mariano de Jesus Euse Hoyos nasceu em Yarumal, Colômbia, em 14 de outubro de 1845. Era o mais velho de sete irmãos. Seus pais eram Pedro Euse e Rosalía de Hoyos. Ele foi batizado no dia seguinte e recebeu a Confirmação quando tinha apenas dois anos de idade. O sobrenome Euse é de origem francesa, da Normandia. De lá, o bisavô de Mariano havia emigrado. 

Os pais de Mariano eram muito religiosos, portanto, desconfiando da escola pública, que então se comportava como um mondo muito hostil à Igreja, cuidaram pessoalmente da educação de seu primogênito. Deles, Mariano aprendeu não apenas boas maneiras, mas também a ler, escrever e os rudimentos das ciências. Os esforços dos pais foram recompensados ​​e, muito em breve, o menino começou a ensinar outras crianças menos afortunadas do que ele.

Tendo passado sua infância e adolescência no campo e entre os camponeses, Mariano de Jesus parecia um verdadeiro camponês. Isso foi de grande ajuda para ele mais tarde, quando era padre, e exerceu seu apostolado entre o povo do campo. 

Quando, aos 16 anos de idade, manifestou o desejo de ser padre, foi-lhe confiado ao seu tio Fermín Hoyos, pároco de Girardota, sacerdote de virtudes reconhecidas e de grande conhecimento. Ao seu lado, Mariano, com grande zelo e perseverança, iniciou sua formação cultural e espiritual. Ele acompanhou seu tio quando foi transferido para San Pedro como pároco e vigário estrangeiro. Mariano passou a vida, simples e integral, entre oração, estudo e trabalho. Em 1869, aos 24 anos, ingressou no recém-inaugurado Seminário de Medellín, onde se preparou muito para o sacerdócio. Em 14 de julho de 1872, foi ordenado sacerdote. 

Começou seu ministério em San Pedro, como coadjutor de seu tio Don Fermín, que o requisitara ao bispo. Esta colaboração não durou muito, porque Don Fermín morreu em janeiro de 1875, e Don Mariano foi transferido, sempre como coadjutor, primeiro para Yarumal (1876) e depois para Angostura (1878). O pároco de Angostura era Don Rudesindo Correa, idoso e de saúde muito precária. Tão logo assumiu o cargo, Don Marianito, como era carinhosamente chamado, percebeu as muitas e não as pequenas dificuldades que lhe eram apresentadas. Primeiro de tudo, a construção da igreja paroquial, que havia começado, mas foi interrompida devido à falta de fundos, dificuldades técnicas e ameaças de guerra civil na região. Depois de um ano de espera, com paciência e perseverança, superou as dificuldades e conseguiu concluir a construção. Durante a guerra, ele foi forçado a se esconder várias vezes nas montanhas ou nas cavernas. Nomeado pároco de Angostura, permaneceu em seu posto até sua morte, sendo pastor exemplar e solícito para todos os seus fiéis. 

Sua reputação de santidade se espalhou por toda a região. Nada foi capaz de detê-lo em seu zelo: nem os obstáculos por parte da autoridade civil, naquele tempo muito contrário à Igreja, nem as dificuldades dos tempos e lugares. Seu constante e eficaz apostolado produziu muitos frutos, deixando um efeito profundo e uma memória vívida entre o povo. 

Ele sabia como se inserir totalmente na vida das pessoas, participando das tristezas e alegrias de todos. Para todos, ele era um pai diligente, um professor e conselheiro de confiança e um testemunho fiel do amor de Cristo entre eles. Os pobres, a quem ele chamava de "nobres de Cristo", eram seus favoritos. Ele não tinha escrúpulos em usar seus próprios recursos para aliviar as dificuldades e privações dos mais fracos. Visitava os doentes com frequência e, para ajudá-los, estava disponível a qualquer hora do dia ou da noite. Com infinita mansidão e simplicidade, cuidava das crianças e jovens para guiá-los pelo caminho das boas maneiras e da prudência. 

Ele tinha um grande amor pelos camponeses, lembrando que ele próprio fora um deles até os 16 anos de idade. Estava muito atento às suas necessidades espirituais e sociais, e mesmo às necessidades econômicas.

Como ele conhecia seu povo, sabia como falar com o coração. Sua pregação era muito simples, mas ao mesmo tempo muito eficaz. Espalhou a Boa Nova e ensinou a doutrina cristã a todos, pobres e ricos, crianças e adultos, homens e mulheres. Na sua paróquia, ele promoveu muito a prática religiosa: frequentando o domingo e a missa festiva, rezando o rosário como uma família, devoção ao Coração de Jesus, associações católicas, orando por santas vocações ...
Ele também fez algumas obras materiais: a conclusão da igreja paroquial, sua própria casa, a torre do sino, as capelas da Virgen del Carmen e São Francisco e o cemitério. Essas obras contribuíram muito para despertar e sustentar a vida cristã dos fiéis. 

Sua vida era muito pobre, austera e mortificada. Ele era muito constante em sua vida de oração, na qual estava a raiz de seu apostolado e de sua vida sacerdotal. Era muito dedicado à Eucaristia, à Santíssima Virgem, aos Anjos e aos Santos. Ele amava acima de tudo a Deus, por cuja glória ele sempre trabalhou e de onde surgiu a ânsia de salvar as almas dos seus paroquianos e do mundo inteiro. 

Por muitos anos ele gozou de boa saúde. Isso permitiu que ele praticasse a mortificação com penitências e jejuns. Mas finalmente teve uma infecção séria da bexiga e uma forte inflamação da próstata. Em meados de junho de 1926, ele foi forçado a ficar na cama. Em 12 de julho, ele teve um ataque de enterite. Sua pobreza era tão grande que ele nem mesmo tinha roupas para mudar. Aqueles que cuidavam dele tinham que ir à caridade do povo para poder ajudar o doente como fosse conveniente. Ele disse então: "Eu tenho vivido muito, agora meu maior desejo é me unir ao meu Jesus". 

Ele morreu em 13 de julho de 1926, apenas 46 anos depois de sua ordenação. Ele foi enterrado na capela da Virgen del Carmen, que ele próprio construiu. Sua morte foi muito sentida pelo povo, que participou integralmente dos funerais junto com vários padres e autoridades. 
Já na vida ele tinha uma reputação de santidade. Agora, com o reconhecimento de suas virtudes de grau heroico e a aprovação do milagre, a Igreja corrobora o que o povo fiel sentiu e propagou.
Foi beatificado pelo Papa João Paulo II em 09 de abril de 2000, que em sua homilia assim o descreveu:

"Se alguém quer servir-Me, que Me siga. E onde Eu estiver, aí também estará o Meu servo", disse-nos Jesus no Evangelho que escutamos. O Sacerdote colombiano Mariano de Jesus Euse Hoyos, que hoje é elevado à glória dos altares, foi um fiel seguidor de Jesus Cristo no exercício abnegado do ministério sacerdotal. Da sua íntima experiência de encontro com o Senhor, o Padre "Marianito", como é familiarmente conhecido na sua pátria, comprometeu-se de maneira incansável na evangelização de crianças e adultos, de forma especial dos camponeses. Não poupou sacrifícios nem sofrimentos, consagrando-se durante quase cinquenta anos numa modesta paróquia de Angostura, em Antioquia, à glória de Deus e ao bem das almas que lhe eram confiadas.

O seu luminoso testemunho de caridade, compreensão, serviço, solidariedade e perdão sirva de exemplo na Colômbia e também de auxílio valioso para se continuar a trabalhar pela paz e a reconciliação nesse amado País. Se o dia 9 de Abril de há cinquenta anos assinalou o início de violências e conflitos, que infelizmente ainda hoje perduram, oxalá este dia do ano do grande Jubileu marque o começo de uma etapa em que todos os colombianos construam juntos a nova Colômbia, assente na paz, na justiça social, no respeito de todos os direitos humanos e no amor fraterno entre os filhos da mesma pátria.


Nenhum comentário:

Postar um comentário