quarta-feira, 26 de dezembro de 2018

26 de dezembro - São Dionísio - Papa


Dionísio foi o 25º papa da história da Igreja Católica, de origem incerta, provavelmente era grego, governou a Igreja em uma época que esta sofria com as intensas perseguições promovidas pelo Império Romano durante o século III. Mesmo já com mais de 200 anos de religião estabelecida, o cenário era muito instável para os cristãos porque cada imperador se comportava de uma maneira na relação com a doutrina e seus fiéis. Até a elevação do cristianismo como religião oficial do império e ao gozo de benefícios na sociedade romana, os cristãos conviveram com muitos desafios. Foi esse contexto opressor que levou à morte o Papa Sisto II. Para sucedê-lo, foi eleito o Papa Dionísio, em 22 de julho de 259.

Papa Dionísio só foi eleito e assumiu o posto de Sumo Pontífice um ano após a morte do Papa Sisto II, vítima da perseguição de Valeriano. O momento era péssimo para os cristãos porque o imperador promovia violentas perseguições contra os fiéis e, com o falecimento do papa, dificultou ao máximo a eleição de um sucessor. Durante este período a Igreja foi governada pelos presbíteros que tinham conseguido escapar da perseguição.

A perseguição só diminuiu em 259, quando a Igreja conseguiu fazer seu novo líder. No ano seguinte, 260, o Imperador Valeriano seria capturado e morto pelos persas. Seu fim traria novo alento para os cristãos, pois o sucessor, Galiano, publicaria um edito de tolerância, acabando com a perseguição aos cristãos e os concedendo um status de legalidade, também devolveu as propriedades confiscadas à Igreja, inclusive os cemitérios.

O Papa Dionísio assumiu em meio a transição de uma má fase para uma boa fase para os seguidores de Cristo. Cabia a ele, então, reorganizar a Igreja que, além de abalada com os ataques, estava em desordem. Para isso, o papa enviou muito dinheiro para as igrejas da Capadócia, que haviam sido devastadas e onde muitos de seus membros haviam sido feitos prisioneiros.

Foi um dos papas mais importantes do século III, devido às suas atividades organizacionais e caritativas e também ao esclarecimento da doutrina da Trindade.
O Papa Dionísio atribuiu a diversos presbíteros e paróquias a responsabilidade pelas comunidades de culto e pelos cemitérios e estabeleceu novas unidades administrativas episcopais na área metropolitana romana.

Junto ao Imperador Galiano, o Papa Dionísio teve paz para trazer a ordem novamente para a Igreja. O edito valeria até o ano 303, logo, seria um momento raro de crescimento para os fiéis nos primeiros séculos de fé cristã.

Para se ter uma noção de como era severa a perseguição aos cristãos até então, o Papa Dionísio é considerado o primeiro papa da Igreja Católica a não ser martirizado. Após nove anos de papado, Dionísio faleceu de morte natural no dia 26 de dezembro 268 e foi sepultado na Catacumba de São Calisto. Seu sucessor foi o Papa Félix I.

Nenhum comentário:

Postar um comentário