sábado, 22 de dezembro de 2018

22 de dezembro - Beato Tomás Holland


Tomás Holland nasceu em 1600, em Sutton, em Lancashire (Inglaterra), e se formou nos colégios ingleses de Saint-Omer e de Valladolid. Em 1623, quando o Príncipe de Gales, Carlos Stuart, chegou a Madrid para pedir a mão da Infanta Maria, foi escolhido para lhe dar as boas-vindas em nome dos estudantes ingleses, o que ele fez num discurso em latim, “que, segundo disseram, deixou sua alteza e sua comitiva satisfeitos”. Holland dominava muito bem o francês, o flamengo e o espanhol, da mesma forma que o latim, e em razão de seu saber e de sua bondade, foi cognominado de Biblios Pietatis, “a biblioteca da bondade”, por seus colegas.

Ingressou na Companhia de Jesus e foi enviado para a missão inglesa, em 1635. Exerceu o ministério com muitos frutos durante sete anos, embora tivesse uma saúde precária, que foi ainda mais agravada pelas condições de vida de um sacerdote missionário em Londres, naqueles tempos. Ele dedicava todo o seu tempo livre à oração e isso explica por que aqueles que se aproximaram dele experimentaram imediatamente como uma atmosfera sobrenatural.
No dia 4 de outubro de 1642, foi preso sob suspeita de ser padre, e dois meses mais tarde foi levado a julgamento em Old Bailey, sob a acusação de ser sacerdote vindo do estrangeiro. As provas de quatro testemunhas contra ele foram bastante inconsistentes; mas ao recusar prestar o juramento de que não era sacerdote, os jurados o consideraram culpado, veredicto este que não satisfez ao prefeito de Londres e a outros membros da magistratura, de modo que o representante do escrivão pronunciou a sentença com relutância: foi condenado à morte no dia 20 de dezembro. Ao ouvir a sentença ele responde: “Deo Gratias!”

Muitas pessoas visitaram o Padre Holland no cárcere durante os dois dias anteriores à sua execução, entre elas, o Duque de Vendôme, que se ofereceu para interceder a favor dele, oferta essa que foi recusada. No domingo, ele ouviu muitas confissões e pôde celebrar a missa, o que ele fez novamente no dia seguinte, momentos antes de ser levado para Tyburn.

O mártir, então, declarou abertamente perante o povo que era católico, sacerdote jesuíta, e orou em alta voz pelo rei e pelos seus súditos, “para cuja prosperidade e conversão à fé católica, se eu tivesse tanta vida quantos cabelos tenho na cabeça, gotas de água no oceano ou estrelas no firmamento, eu as sacrificaria todas com a maior boa vontade”. Depois, ofereceu sua vida a Deus, perdoou a todos, deu ao carrasco o pouco dinheiro que tinha, recebeu absolvição de um irmão padre escondido na multidão e foi enforcado enquanto este lhe segurava as mãos. Ele tinha quarenta e oito anos de idade, dezenove dos quais vividos na Companhia de Jesus. Ele foi beatificado pelo papa Pio XI em 1929.


Nenhum comentário:

Postar um comentário