terça-feira, 11 de dezembro de 2018

11 de dezembro - Se um homem tem cem ovelhas, e uma delas se perde, não deixa ele as noventa e nove nas montanhas, para procurar aquela que se perdeu? Mt 8,12


O Evangelho nos fala do bom pastor: “Que vos parece? Um homem possui cem ovelhas: uma delas se perde. Não deixa ele as noventa e nove na montanha, para ir buscar aquela que se perdeu?” Assim também o Senhor, quando vier, não dirá: “Mas, faço as contas e perco uma, 99... é razoável...” Não. Uma é única. De fato, o pastor não possui simplesmente 99 ovelhas, mas possui uma, uma, uma, uma, uma...: isto é, cada uma é diversa. E ele ama cada uma pessoalmente. Não ama a massa indistinta. Não! Ama-nos pelo nome, ama-nos como somos.

O pastor conhecia bem a ovelha tresmalhada, não se tinha perdido, sabia bem o caminho: perdeu-se porque tinha o coração perdido, o coração estava doente. Estava cega por algo interior e, confusa por aquela dissociação interior, fugiu na escuridão para se desabafar. Mas o que ela fez não foi uma travessura... Ela escapou: uma fuga precisamente para se afastar do Senhor, para saciar aquela escuridão interior que a levava a ter uma vida dupla, a estar no rebanho e fugir da escuridão, na escuridão. Então eis a mensagem consoladora: O Senhor sabe tudo isto e vai buscá-la.

Trata-se de uma realidade à qual também os cristãos de hoje não estão alheios. Portanto também nós devemos compreender as ovelhas tresmalhadas. De fato, temos sempre algo, pequenino ou não tão pequenino, das ovelhas tresmalhadas. Por conseguinte, devemos entender que não é um erro o que fez a ovelha tresmalhada: é uma doença, uma doença que tinha no coração e da qual o diabo se aproveita.

Eis então o anúncio jubiloso que nos traz o Natal e que nos pede esta exultação sincera que muda o coração, que nos leva a deixar-nos consolar pelo Senhor. O anúncio jubiloso brota do fato que o Senhor vem com o seu poder. E qual é o poder do Senhor? As carícias do Senhor! É como o bom pastor que quando encontrou a ovelha tresmalhada não a insultou aliás, ter-lhe-á dito: Estás ferida? Vem, vem...

Quem não conhece as carícias do Senhor não conhece a doutrina cristã. Quem não se deixa acariciar pelo Senhor está perdido. E é precisamente este o anúncio jubiloso, esta é a exultação sincera que queremos hoje. Esta é a alegria, é a consolação que procuramos: que o Senhor venha com o seu poder, que são as carícias, para nos encontrar, nos salvar, como a ovelha tresmalhada e para nos levar ao rebanho da sua Igreja.

Papa Francisco – 05 de dezembro de 2016

Hoje celebramos:

Nenhum comentário:

Postar um comentário