domingo, 23 de dezembro de 2018

23 de dezembro - São Torlaco (Thorlàk Thorhallsson)


São Torlaco (Thorlàk Thorhallsson) é o único santo da Islândia, ele nasceu no sul da Islândia em 1133 e recebeu sua educação em Oddi, renomada sede de aprendizado no sul.
De família aristocrática, Torlaco foi ordenado diácono antes de completar quinze ano e na idade incomum de 18 anos, foi ordenado sacerdote, aparentemente sendo permitido devido à escassez de clero no país. Mais tarde, ele passaria seis anos no exterior, aprofundando sua educação em Paris e Lincoln, na Inglaterra. 

Voltando à Islândia, em 1161, Torlaco fundou um mosteiro da Ordem dos Cônegos Regulares em Þykkvibær, depois de se recusar a casar com uma viúva rica. Lá, ele se dedicou a uma vida estritamente religiosa, recusando-se a casar (muitos outros sacerdotes islandeses eram casados​​), e dedicando-se a recitar o Pai Nosso, o Credo apostólico, um hino, bem como o Salmo 50. Alguns anos depois, ele se tornaria bispo do bispado sul de Skálholt, tendo sido ordenado por Agostinho de Nidaros.

Nós sabemos da Saga de São Thorlákur que ele gostava de viver e trabalhar em Kirkjubær e que ele estava reticente em sair e assumir a tarefa de estabelecer o mosteiro em Þykkvabær.

Em janeiro de 1984 foi canonizado pelo Papa João Paulo II e declarou o santo padroeiro do país. 

A Saga de São Torlaco narra que era popular que as pessoas procurassem sua intercessão e que muitos tiveram seu pedido concedido. Há a história da mulher que sofreu fortes dores nos olhos e rezou para São Torlaco. Ela foi imediatamento curada. Outra história relata como os homens que carregavam uma arca de objetos de valor a largaram em águas alagadas, porém, ao rezar a São Torlaco, eles recuperaram o baú. Os homens conseguiam navegar com segurança pelos rios, com a sua ajuda, e na assembleia nacional ou alþingi, um cego recuperou a visão e um surdo ouviu a leitura em voz alta dos milagres de São Torlaco.

São Torlaco era um rígido disciplinador pressionando por reformas dentro da igreja na Islândia. Logo depois de sua morte, em 23 de dezembro de 1193, as pessoas passaram a pedir sua intercessão.



Nenhum comentário:

Postar um comentário