sexta-feira, 14 de dezembro de 2018

14 de dezembro - Beato Boaventura de Pistoia


Boaventura nasceu em Pistoia, na Itália, por volta de 1250. Atraído à santidade pelas palavra e pelos exemplos de São Filipe Benizi, ingressou na Ordem dos Servos de Maria e foi ordenado presbítero. Foi prior em vários conventos, revelando-se sempre muito prudente e humano.
Por ocasião de um Capítulo Geral realizado em Pistoia no ano de 1276, ele se esforçou para pacificar um conflito interno na cidade. Sua intervenção pacífica, teve um efeito tão benéfico que muitos, estando já reconciliados, pediram para entrar na Ordem dos Servos de Maria, colocando-se sob a orientação do propagador da Ordem.

A tradição diz que São Felipe Benizi e entre Boaventura de Pistoia, deram início à Sociedade da Disciplina Vermelha, assim chamado pela cor da pelagem, composta por novos convertidos; então Boaventura tornou-se padre e São Felipe pediu para colaborar na intervenção junto à Cúria papal, para alcançar a sobrevivência da Ordem, sob a ameaça de dissolução, de acordo com o XXIII cânon do Concílio de Lyon em 1274.

Frei Boaventura acompanhou-o, junto com Frei Lotaringio de Firenze, junto ao Papa Martinho IV em seu último ano de pontificado.
O beato Boaventura é referido nos documentos existentes, especialmente do período mais intenso da sua vida, que se seguiu à morte de São Felipe Benizi, que aconteceu em 22 de agosto de 1285; então ele é mencionado em 1289 como um Padre Provincial, que paga uma dívida com o Prior Geral, pelo convento de Foligno e em março de 1289 ele aparece como prior de Montepulciano.

A partir de 6 de agosto de 1300, ele foi Prior em Bolonha e, nesse mesmo período, foi nomeado procurador pelo Capítulo Geral de Pistoia para a compra do mosteiro de Santa Elena, em Bolonha.

No entanto, em 10 de setembro do mesmo ano, durante seu priorado, foram consagrados a clausura, o cemitério, a praça e a sala de estar, ao lado da igreja de San Petronio, na presença do Provincial Geral da Ordem, Andrea Balducci.

Em 1307 ele foi Prior de Pistoia; mas foi no convento de Montepulciano que exerceu mais o seu ministério, realizando ativamente seu trabalho; aliás, foi lá entre 1288-89 até 1306, que acolheu muitos religiosos e oblatos da Ordem, incluindo alguns futuros beatos.

Quando era prior em Montepulciano, presidiu à profissão dos votos de Santa Inês, fundadora de um mosteiro sob a Regra de Santo Agostinho, de quem ele foi guia espiritual; a ele é creditada com a composição de "um tratado de gratia, que está no convento de Siena".

Morreu em Orvieto em 14 de dezembro de 1315. Seu corpo repousa na nossa igreja da Santíssima Anunciada, em Pistoia. Pio VII aprovou seu culto em 1822.



Nenhum comentário:

Postar um comentário