quarta-feira, 12 de dezembro de 2018

12 de dezembro - Beato Tiago Capocci de Viterbo


Tiago Capocci de Viterbo provavelmente era descendente da nobre família Capocci, e nasceu em Viterbo por volta de 1255, mas não há notícias de seus anos de juventude. Muito cedo ele abraçou a vida religiosa, entrando em 1272 para os Eremitas de Santo Agostinho, cujo hábito ele usava no convento de Viterbo da Santíssima Trindade. Antes de 1275 ele foi enviado a Paris para estudar teologia no Seminário de sua Ordem, onde assistiu às lições de Egidio Romano, que o tinha em alta estima. De volta para casa, entre 1281-1282, serviu primeiro como Conselheiro da província romana em 1283, em seguida, foi nomeado Visitador em 1284, e depois novamente em 1285, Conselheiro, exercendo, ao mesmo tempo, com toda a probabilidade, as função de leitor em qualquer mosteiro da mesma província.

Talvez, juntamente com Egidio Romano, ele retornou a Paris em 1286 para retomar seus estudos teológicos e recebeu seu bacharelado em 1288 e, ao final do treinamento prescrito, um Doutorado em 1293. Após a nomeação de Egidio Romano como Prior Geral da Ordem, foi nomeado no mesmo ano Mestre Regente dos estudos parisienses, permanecendo no cargo até 1299. Ele voltou para a Itália em 1300, lecionou por dois anos no estúdio de Nápoles, de onde teve que sair em 03 de setembro de 1302 por ter sido nomeado por Bonifácio VIII Arcebispo de Benevento.

Depois ele foi transferido para a sede em Nápoles, onde, como pastor verdadeiramente zeloso, foi capaz de ganhar a estima e veneração do rei Carlos II de Anjou e seu filho Robert, Duque de Calabria, que ajudou na construção da nova catedral.

A 13 de maio de 1306 começou a tratar a causa de canonização do santo Papa Celestino V, que lhe tinha sido especificamente confiada por Clemente V e na qual ele tomou todo o cuidado, de modo a ir pessoalmente para recolher testemunhos no mesmo lugar onde Peter Morrone levou sua vida penitente; e nessa atividade ele continuou até a sua morte em Nápoles, com uma reputação de santidade.

Considerado um dos maiores teólogos escolásticos, pela perspicácia de seu gênio, ele mereceu o título honorífico de doutor especulativo. O único trabalho publicado na íntegra pelo Beato Tiago é o De regimine Christiano, escrito em 1303 por ocasião da luta entre Bonifácio VIII e Filipe, o Belo, e que pode ser considerado o primeiro tratado sistemático sobre a Igreja.

Ele morreu em Nápoles no final de 1307 ou início de 1308.
A memória de Tiago Capocci de Viterbo, imediatamente cercada de veneração, logo se tornou objeto de veneração pública, foi oficialmente confirmada pelo papa São Pio X apenas em 1911 e sua memória litúrgica ocorre no dia 12 de dezembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário