domingo, 16 de dezembro de 2018

16 de dezembro - Eu vos batizo com água, mas virá aquele que é mais forte do que eu. Lc 3,16


A comparação entre João Batista e Jesus se cristaliza no Novo Testamento na comparação entre o batismo de água e o batismo do Espírito. “Eu vos batizei com água, mas Ele vos batizará com o Espírito Santo”. E Pedro, na casa de Cornélio: “Lembrei-me, então, desta palavra do Senhor: ‘João, na verdade, batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo’”.

O que quer dizer que Jesus é aquele que batiza no Espírito Santo? A expressão não só serve para distinguir o batismo de Jesus do de João; serve para distinguir toda a pessoa e obra de Cristo com relação à do Precursor. Em outras palavras, em toda sua obra, Jesus é aquele que batiza no Espírito Santo. Batizar aqui tem um significado metafórico: quer dizer inundar, envolver por todas as partes, como faz a água com os corpos submersos nela.

Jesus batiza no Espírito Santo no sentido de que recebe e dá o Espírito sem medida, infunde seu Espírito sobre toda a humanidade redimida. A expressão se refere mais ao acontecimento de Pentecostes que ao sacramento do batismo.

João batizou com água, mas vós sereis batizados no Espírito Santo dentro de poucos dias, diz Jesus aos apóstolos, referindo-se evidentemente a Pentecostes, que aconteceria em breve.

A expressão batizar no Espírito define, portanto, a obra essencial do Messias, que já nos profetas do Antigo Testamento aparece orientada a regenerar a humanidade mediante uma grande e universal efusão do Espírito de Deus.

Aplicando tudo isso à vida e ao tempo da Igreja, devemos concluir que Jesus ressuscitado não batiza no Espírito Santo unicamente no sacramento do batismo, mas, de maneira diferente, também em outros momentos: na Eucaristia, na escuta da Palavra e, em geral, em todos os meios de graça.

Padre Raniero Cantalamessa – 14 de dezembro de 2007

Hoje celebramos:

Nenhum comentário:

Postar um comentário