quarta-feira, 23 de maio de 2018

23 de maio - Não o proibais, pois ninguém faz milagres em meu nome para depois falar mal de mim. Mc 9,39


Todos os homens não só podem, mas devem praticar o bem, seja qual for a fé professada, porque têm em sim o mandamento de fazer o bem pelo fato de terem sido criados à imagem de Deus.

O trecho do Evangelho de Marcos proclamado durante a missa narra as queixas dos discípulos em relação a uma pessoa que realizava o bem, mas não pertencia ao grupo deles. Jesus corrige-os: Não o impeçais, deixai que ele faça o bem. Os discípulos sem pensar, queriam fixar-se numa ideia: só nós podemos fazer o bem, porque nós temos a verdade. E os que não têm a verdade não podem praticar o bem.

Contudo, trata-se de uma atitude errada. E Jesus corrige-os. A este ponto é lícito perguntar: quem pode fazer o bem e por que razão? O que significa esta frase de Jesus não o impeçais? O que está por detrás?

Neste caso, os discípulos eram um pouco intolerantes, mas Jesus alarga o horizonte e nós podemos pensar que ele diz: Se ele pode fazer o bem, todos o podem fazer. Inclusive os que não fazem parte do nosso grupo.

Hoje gostaria de pedir ao Senhor esta graça para todos. Descobrir o mandamento que todos temos: fazer o bem, não o mal, e trabalhar sobre este encontrarmo-nos praticando o bem. Um caminho que pode ser percorrido por todos, recordemos que ontem foi o dia de santa Rita, padroeira das causas impossíveis; e, por conseguinte, se isso parece impossível, pedimos-lhe esta graça: que todos façamos o bem como se fôssemos uma única família. Um trabalho de criação, obra que se aproxima da criação do Pai.

 Papa Francisco – 22 de maio de 2013

Hoje celebramos:

Nenhum comentário:

Postar um comentário