quarta-feira, 9 de maio de 2018

09 de maio - Tenho ainda muitas coisas a dizer-vos, mas não sois capazes de as compreender agora. Jo 16,12

O Senhor faz uma promessa dizendo: “Quando vier o Paráclito, o Espírito da verdade, ele dará testemunho”. E a seguir afirma ainda:"Eu tenho muitas coisas para vos dizer, mas neste momento vós não sois capazes de carregar o seu peso; mas quando vier o Paráclito, o Espírito da verdade, ele vos guiará rumo à verdade plena”. Em síntese, Jesus fala-nos do futuro, da cruz que está à nossa espera e fala do Espírito, que nos prepara para dar testemunho cristão.

Aliás, nestes dias a Igreja faz-nos refletir muito sobre o Espírito Santo: Jesus diz que o Espírito Santo que virá, que Ele enviará, guiar-nos-á rumo à verdade plena, ou seja, ensinar-nos-á as coisas que eu ainda não ensinei, estas coisas que ele deve dizer e cujo peso, os discípulos, ainda não são capazes de carregar. Além disso, o Senhor afirma também que o “Espírito vos fará recordar as coisas que disse e que com a vida caíram no esquecimento”. Eis, aquilo que faz o Espírito: faz-nos recordar as palavras de Jesus e ensina-nos as coisas que Jesus ainda não pôde dizer, porque não éramos capazes de as compreender.

Assim a vida da Igreja é um caminho guiado pelo Espírito que nos recorda e nos ensina, que nos leva à verdade plena. E este Espírito, que é companheiro de viagem, defende-nos também do escândalo da cruz. São Paulo, falando aos Coríntios, diz: Mas a Cruz é uma loucura, para aqueles que caem na perdição. Depois acrescenta: os judeus pedem sinais. E deveras quantas vezes no Evangelho os judeus, os doutores da lei, pediram a Jesus para que lhes desse um sinal. Por sua vez, os gregos, ou seja, os pagãos, pedem paciência, ideias novas. Mas nós pregamos só Cristo crucificado, escândalo para vós — para os judeus — e loucura para os pagãos.

Portanto, a cruz de Cristo é o escândalo. Por esta razão, Jesus prepara o coração dos seus discípulos com a promessa do Paráclito, para aquilo que lhes acontecerá. E diz: Tenho-vos dito estas coisas para que vos não escandalizeis com a cruz de Cristo. João cita estas palavras do Senhor: “Expulsar-vos-ão das sinagogas, e virá a hora em que todo aquele que vos tirar a vida julgará prestar culto a Deus”
E nós hoje, somos testemunhas destes que matam os cristãos em nome de Deus, porque são descrentes, segundo eles. Esta é a cruz de Cristo. Eis a atualidade das palavras de Jesus no Evangelho da liturgia do dia: Procederão deste modo porque não conheceram o Pai, nem a mim. Portanto, Jesus recorda que o que aconteceu a ele, acontecerá a nós: as perseguições, as tribulações. Por isso não devemos escandalizar-nos, cientes de que será o Espírito que nos guiará e nos ajudará a compreender.

Um cristão que não leva a sério esta dimensão “do martírio” da vida ainda não compreendeu o caminho que Jesus nos ensinou: caminho do martírio de cada dia; caminho do martírio para defender os direitos das pessoas; caminho do martírio para defender os filhos: o pai e a mãe que defendem a sua família; caminho do martírio de muitos, numerosos doentes que sofrem por amor de Jesus. Todos nós temos a possibilidade de levar em frente esta fecundidade pascal por este caminho do martírio, sem nos escandalizar.

Papa Francisco – 11 de maio de 2015

Hoje celebramos:
São Pacômio
Beata Maria Teresa de Jesus

Nenhum comentário:

Postar um comentário