sábado, 12 de maio de 2018

12 de maio - Em verdade, em verdade vos digo: se pedirdes ao Pai alguma coisa em meu nome, ele vo-la dará. Jo16,23


Jesus nos aconselha a vida de fé. Quando os discípulos viram a figueira seca desde a raiz porque Jesus a tinha amaldiçoado, Pedro diz-lhe: Mestre, repara! A figueira que amaldiçoaste secou! E Jesus aproveitando a ocasião para indicar o justo estilo de vida respondeu: Tende fé em Deus. Se alguém dissesse a este monte: levanta-te e lança-te ao mar, sem ter a mínima dúvida, mas acreditando que o que diz acontece, isso acontecerá. Tudo o que pedirdes na oração, tende fé que o obtereis e acontecerá.
Por conseguinte, acontecerá precisamente o que nós pedimos com fé: é o estilo de vida da fé.

Alguém poderia perguntar: Pai, que devo fazer para isto?

A resposta é simples: Pede-o ao Senhor, que te ajude a fazer coisas boas, mas com fé. Simples, mas com uma condição ditada pelo próprio Jesus: Quando rezardes pedindo isto, se tendes alguma coisa contra alguém, perdoai. É a única condição, para que também o vosso Pai que está nos céus vos perdoe as vossas culpas.
Por conseguinte, vivei a fé para ajudar os outros, para vos aproximardes de Deus, a fé que faz milagres.

São três caminhos possíveis que se apresentam ao cristão: o primeiro é o da pessoa estéril que não deseja dar frutos na vida e leva uma vida cômoda, tranquila, sem problemas e vai embora: o estilo de quem não se preocupa por praticar o bem.

Depois há os que exploram os outros, também na casa de Deus; os exploradores, os comerciantes sem escrúpulos do templo, os que Jesus afasta com o chicote.
Por fim o estilo de quem tem confiança em Deus e sabe que aquilo que pede ao Senhor com fé, acontecerá.

E é precisamente isto que Jesus nos aconselha: o caminho de Jesus que se pode percorrer sob uma única condição: perdoai, perdoai os outros, para que o vosso Pai vos perdoe muitas coisas.
Peçamos ao Senhor — no sacrifício da Eucaristia — que ensine a cada um de nós, à Igreja a nunca cair na esterilidade e nos negócios sem escrúpulos.

Papa Francisco - 29 de maio de 2015

Hoje celebramos:

Nenhum comentário:

Postar um comentário