segunda-feira, 2 de setembro de 2019

02 de setembro - Hoje se cumpriu esta passagem da Escritura que acabastes de ouvir. Lc 4,21


O Evangelho hoje nos apresenta Jesus que com o poder do Espírito vai sábado à sinagoga de Nazaré. Como bom observante, o Senhor não se subtrai ao ritmo litúrgico semanal e une-se à assembleia dos seus compatriotas na oração e na escuta das Escrituras. O rito prevê a leitura de um texto da Tora, ou dos Profetas, seguida de um comentário. Naquele dia, Jesus ergueu-se para ler e encontrou um trecho do profeta Isaías que começa assim: O espírito do Senhor repousa sobre mim, / porque o Senhor me consagrou pela unção; / enviou-me a levar a boa nova aos humildes.
Orígenes comenta: Não é por acaso que ele abriu o rolo e encontrou o capítulo da leitura que profetiza acerca dele, mas também isto foi obra da providência de Deus.
Com efeito, após ter terminado a leitura, num silêncio repleto de atenção, Jesus disse: Hoje cumpriu-se este oráculo que [agora] vós acabais de ouvir.
São Cirilo de Alexandria afirma que o hoje, inserido entre a primeira e a última vinda de Cristo, está vinculado à capacidade que o fiel tem de ouvir e de se arrepender. Mas, num sentido ainda mais radical, o próprio Jesus é o hoje da salvação na história, porque leva a cumprimento a plenitude da redenção. O termo hoje, muito querido a são Lucas, leva-nos ao título cristológico preferido pelo mesmo evangelista, ou seja, salvador. Já nas narrações da infância, ele é apresentado com as palavras que o anjo dirigiu aos pastores: Hoje nasceu-vos na Cidade de David um Salvador, Cristo Senhor.

Caros amigos, este trecho interpela-nos hoje também a nós. Antes de tudo, faz-nos pensar no nosso modo de viver o domingo: dia do descanso e da família, mas antes ainda dia a dedicar ao Senhor, participando na Eucaristia, na qual nos alimentamos do Corpo e Sangue de Cristo e da sua Palavra de vida.
Em segundo lugar, no nosso tempo dispersivo e distraído, este Evangelho convida-nos a interrogar-nos sobre a nossa capacidade de escuta. Antes de poder falar de Deus e com Deus, é preciso ouvi-lo, e a liturgia da Igreja é a escola desta escuta do Senhor que nos fala. Enfim, diz-nos que cada momento pode tornar-se um hoje propício para a nossa conversão. Cada dia pode tornar-se o hoje salvífico, porque a salvação é história que continua para a Igreja e para cada discípulo de Cristo. Este é o sentido cristãos do carpe diem: aproveita o hoje em que Deus te chama para te conceder a salvação!

Papa Bento XVI – 27 de janeiro de 2013

Hoje celebramos:


Nenhum comentário:

Postar um comentário