segunda-feira, 23 de setembro de 2019

23 de setembro - Ninguém acende uma lâmpada para cobri-la com uma vasilha ou colocá-la debaixo da cama Lc 8,16


O anúncio do Evangelho não admite matizes nem incertezas, não se esconde atrás do talvez nem do sim e não. O anúncio cristão funda-se só na palavra sim. E é esta a força que leva ao testemunho, a ser sal da terra e luz do mundo e a glorificar Deus.

Imagens fortes para significar como o anúncio do Evangelho é esmagador, contundente e decisivo. Portanto, não se trata de palavras, de matizes que são um pouco sim-sim, não-não, e que no final te levam a procurar uma segurança artificial, como por exemplo é a casuística. Pelo contrário, estamos diante de palavras fortes: “sim”, é assim. Palavras que indicam a força do Evangelho, a força do anúncio cristão, a força que te leva ao testemunho e também a glorificar Deus.

Em Jesus não há um “não”: sempre “sim”, para glória do Pai. Mas também nós participamos deste “sim” de Jesus, porque Ele nos conferiu a unção, nos imprimiu o selo, nos deu o penhor do Espírito. O Espírito que nos levará ao “sim” definitivo, à nossa plenitude, e que nos ajudará a tornar-nos luz e sal, isto é, a dar testemunho.
Pelo contrário quem esconde a luz dá contratestemunho; um pouco “sim” e um pouco “não”. Possui a luz, mas não a oferece, não a faz ver e se não a mostra, não glorifica o Pai que está nos céus. Do mesmo modo, há quem possui o sal, mas toma-o para si mesmo e não o doa a fim de que se evite a corrupção.

Esta atitude de segurança e testemunho,  foi confiada pelo Senhor à Igreja e a todos nós batizados, dos quais se requer segurança na plenitude das promessas em Cristo: em Cristo tudo se cumpriu e testemunho aos outros: isto é ser cristão: iluminar, ajudar para que a mensagem e as pessoas não se corrompam, como faz o sal.

Papa Francisco – 13 de junho de 2017

Hoje celebramos:


Nenhum comentário:

Postar um comentário