sexta-feira, 6 de setembro de 2019

06 de setembro - Beato Michel Czartoryski


Michel Czartoryski, batizado com o nome de Jan Franciszek Czartoryski, nasceu em 19 de fevereiro de 1897 em Pełkinie (perto de Jarosław) num ramo provincial da célebre família de príncipes poloneses dos Czartoryski, estreitamente associada à história da Polônia, da Lituânia e de outros países.

Foi educado num profundo espírito mariano. Dois de seus irmãos tornaram-se padres e uma irmã, religiosa Visitandina. Jan Franciszek estudou num moderno liceu de Cracóvia, depois em Lwów (atualmente na Ucrânia ocidental), onde se tornou engenheiro arquiteto.

Em 1918 engajou-se no novo exército polonês contra os bolcheviques, sendo condecorado em 1920. Nos anos turbulentos que prolongaram o processo de independência da Polônia, Jan fez parte de organizações católicas, em particular a “Renascença” em Lwów. Participou também da redação de inúmeras memórias, sobretudo em 1924, junto aos Redentoristas de Cracóvia.

Em 1926, após passar um período na França e na Bélgica, Jan entrou para o seminário latino de Lwów, e em 1927 para o Noviciado Dominicano de Cracóvia. Recebeu o hábito na Capela de São Tiago, adotando o nome religioso de Miguel.

Foi ordenado sacerdote em 1931 na igreja do Convento Dominicano de Jarosław, terminando seus estudos de teologia em 1932. Participou da edificação de um novo Convento Dominicano em Słuzew (Varsóvia) entre 1937 e 1939. Ali reuniu novas vocações enquanto mestre de estudos e fortaleceu a Ordem Terceira de São Domingos na região.

Seu amor a Deus e ao próximo manifestava-se no seu serviço aos irmãos, aos noviços, aos estudantes, mas também aos insurgentes de Varsóvia. Quando eclodiu a chamada “insurreição de Varsóvia” em 1º de agosto de 1944, o padre Michel estava no distrito periférico de Powisle e, por causa dos combates, não pôde retornar ao convento. Ele permaneceu como capelão militar e cuidou da pastoral no hospital Alfa-Laval. Quando os rebeldes se retiraram, o padre Miguel se recusou a deixar os feridos do hospital, que não pôde ser evacuado. Ao chegar, os soldados nazistas o prenderam e ele foi assassinado em 06 de setembro de 1944, sob a acusação de ter dado assistência aos feridos e moribundos durante a insurreição contra a ocupação nazista.

Michel Czartoryski foi beatificado em 13 de junho de 1999, em Varsóvia, por São João Paulo II, que em sua homilia assim exaltou os mártires beatificados:



Se hoje nos alegramos pela beatificação de 108 Mártires clérigos e leigos, fazemo-lo antes de mais porque eles são o testemunho da vitória de Cristo, o dom que restitui a esperança. Enquanto realizamos este ato solene, num certo sentido revive em nós a certeza de que, independentemente das circunstâncias, podemos obter a vitória plena em tudo, graças Àquele que nos amou. Os Beatos mártires bradam aos nossos corações: crede que Deus é amor! Acreditai n'Ele, no bem e no mal! Despertai a esperança em vós! Que esta dê em vós o fruto da fidelidade a Deus em cada provação!

O Beato Michel Czartoryski foi proclamado padroeiro da cidade de Jarosław, perto da qual ele nasceu e onde se encontra um célebre Convento Dominicano.


Nenhum comentário:

Postar um comentário