terça-feira, 17 de setembro de 2019

17 de setembro - Ao vê-la, o Senhor sentiu compaixão para com ela e lhe disse: “Não chores!” Lc 7,13


O Evangelho hoje narra o encontro de Jesus com a viúva de Naim. Jesus, embora estando com os discípulos no meio da multidão, teve a capacidade de ver uma pessoa, uma viúva que ia sepultar o seu único filho. É preciso observar que no Antigo Testamento, os mais pobres eram as viúvas, os órfãos e os estrangeiros, os forasteiros.

Antes de tudo, Jesus sentiu compaixão. De fato, lê-se que: Vendo-a, o Senhor sentiu grande compaixão por ela. A compaixão é um sentimento que envolve, é um sentimento do coração, das vísceras, envolve tudo. Principalmente, não é o mesmo que “pena”, ou o de quem diz ... que pena, pobrezinhos!”: não, não é o mesmo. Com efeito, a compaixão associa. É “sofrer com”. E Jesus associa-se a uma viúva e a um órfão.
Por quê? Porque o seu coração, as suas vísceras foram envolvidos, isto é, sentiu compaixão.

Depois Jesus aproximou-se. A compaixão impeliu-o a aproximar-se. Posso ver muitas coisas sem me aproximar. Talvez sinta qualquer dor... ou pense: pobres pessoas... Mas aproximar-se é outra coisa. O Evangelho acrescenta um pormenor: Jesus disse à mulher não chores.

Depois houve o milagre da ressurreição do filho da viúva, e Jesus não diz: Até à vista, e continuou o caminho, mas conduz o jovem, dizendo: “Restituo-o à sua mãe”. Jesus realiza milagres para restituir, para pôr as pessoas no próprio lugar.

Também nós devemos fazer o mesmo. De fato, acontece que muitas vezes assistimos aos telejornais ou vemos as primeiras páginas dos jornais, as tragédias..., as crianças não têm o que comer; as crianças são soldados; as mulheres são escravizadas... oh, que calamidade! Pobrezinhos..., depois contudo: viro a página e passo ao romance, à telenovela que vem em seguida. Isto não é cristão.

Façamos um exame de consciência: Sou capaz de sentir compaixão? De rezar? Quando vejo essas situações, que chegam dentro da minha casa, através dos meios de comunicação, da tv... movem-me as vísceras? O coração sofre por aquelas pessoas, ou sinto pena, digo “pobrezinhos” e acaba assim...?

Papa Francisco – 19 de setembro de 2017

Hoje celebramos:

Nenhum comentário:

Postar um comentário