segunda-feira, 9 de setembro de 2019

09 de setembro - “Eu vos pergunto: O que é permitido fazer no sábado: o bem ou o mal, salvar uma vida ou deixar que se perca?” Lc 6,9


Esperança não é o mesmo que otimismo. Otimismo é ver sempre a parte cheia do copo, refere-se mais ao humor, enquanto que a esperança é um dom, um presente do Espírito Santo e por isso São Paulo diz que nunca decepciona.
Infelizmente, a virtude da esperança tem tido pouca importância entre nós e é considerada uma virtude de segunda categoria.

Onde não há esperança não pode haver liberdade, e o evangelho de hoje narra precisamente o momento em que Jesus cura o homem com a mão atrofiada em dia de sábado.
Existem dois tipos de escravidão presentes nessa passagem: a do homem com a mão paralisada, escravo da sua doença e aquela dos fariseus, dos escribas, escravos das suas atitudes rígidas, legalistas. Jesus liberta a ambos. Primeiro, mostra aos rígidos que aquele não é o caminho da liberdade e depois cura o enfermo da sua doença.

Além do mais, Jesus não é um curandeiro, é um homem que recria a existência. E isso nos dá esperança, porque Jesus veio justamente por causa deste grande milagre, recriar tudo. A mesma Igreja, em uma oração litúrgica, reza dizendo que Deus se mostrou grande na obra da criação, porém, maior na obra da redenção.
A grande maravilha é a grande reforma de Jesus. E isso nos dá esperança: Jesus que recria tudo e quando nos unimos à Jesus na sua Paixão, com ele refazemos o mundo, o fazemos de novo.

Papa Francisco – 09 de setembro de 2013

Hoje celebramos:

Nenhum comentário:

Postar um comentário