terça-feira, 10 de setembro de 2019

10 de setembro - Beato Oglerio


Oglerio nasceu por volta do ano de 1136, provavelmente de uma família rica. Ainda hoje na cidade é tradicionalmente indicado o seu local de nascimento que, apesar das alterações inevitáveis, preserva na fachada três brasões do século VIII. 

Em 1248, o jovem Oglerio testemunhou a passagem solene de São Bernardo de Claraval que acompanhou, juntamente com catorze cardeais, o Papa B. Eugênio III (também cisterciense) na viagem de Asti a Vercelli, para a consagração da Basílica de Santa Maria Maggiore. O grande Doutor da Igreja, com seu excepcional carisma, invadiu o coração de Oglerio que, provavelmente já estudante em Lucedio, vestiu o hábito cisterciense três anos depois. 

De acordo com a regra beneditina, ele alternou os estudos, fez os votos em 1153 e em 1161 foi ordenado sacerdote. Ele mutilava seu corpo com penitências e jejum, mas era gentil com os outros, revelando aquele caráter que o distinguirá ao longo de sua vida.

Em 1174, Bernardo de Claraval foi canonizado, Lucedio estava no auge. Cerca de dez anos depois, foi eleito abade Pedro II e Oglerio, seu braço direito, muitas vezes era companheiro das missões que possuía na esfera eclesiástica e civil. As disputas entre o Bispo de Tortona e os Templários foram resolvidas pelo Papa Celestino III. Do sucessor Inocêncio III, eles tiveram a tarefa de reconciliar Parma e Placência (1200), reformando o importante mosteiro de Bobbio e, com o bispo de Vercelli, a congregação Umiliati daquela cidade, suavizando as discórdias entre os monges e os cânones de Santo Ambrósio de Milão (1202) e entre o bispo de Gênova e o capítulo de sua catedral (1203). Eles até fizeram uma embaixada na Armênia. Em 1202, eles pregaram a Quarta Cruzada em Trino, um dos capitães era Bonifacio del Monferrato. 

Oglerio tornou-se o décimo primeiro abade de Lucedio que, naquele ano (1205), contava cinquenta monges.
O Beato sempre nutriu um grande amor por seu país e, muitas vezes, atuou como "pacificador" nos contrastes seculares que surgiam em seu domínio entre o bispo e o município de Vercelli. Em 1210, Trino adquiriu certa autonomia e o imperador Otto IV concedeu ao mosteiro bens e privilégios que beneficiavam o território circundante: grande foi a caridade dos monges que retiravam dos celeiros da abadia para ajudar os necessitados em muitos períodos de necessidade. 

Acima de tudo, Oglerio foi um excelente pai espiritual, durante os anos em que a Igreja contrastava com a heresia dos albigenses. De seus escritos, preciosos até do ponto de vista literário, o "Tractatus in laudibus Sanctae Dei Genitrix" e o "Expositio super Evangelium in Coena Domini" chegaram até nós. A primeira, dirigida em particular aos consagrados, narra as glórias de Maria, através das passagens do Evangelho e defende sua imaculada concepção (qual será o dogma da Imaculada Conceição). O segundo contém treze homilias sobre a Eucaristia, "pão do Espírito", tratando dos capítulos XIII - XV do Evangelho de João. 
Oglerio indica Jesus como o Cordeiro morto para a salvação dos homens e para seus monges, ele diz que é "o caminho pelo qual você deve passar, a verdade a que deve alcançar, a vida em que deve permanecer" (sermão VII). 
Cristo prevalece sobre o diabo através das virtudes "da humildade, paciência e bondade" (sermão IX). Quem "sem medida te amou, sem medida, deve amá-lo" (Sermão I). Maria é "a virgem não corrompida, a Virgem imerecida, a Virgem antes do parto e depois do parto" (sermão III). 
Suas obras, por muito tempo, foram acreditadas por São Bernardo, mas, em 1661, o cardeal Giovanni Bona as atribuiu corretamente. Deles brilha toda a doçura de seus monges: muitos foram aqueles que ele treinou na escola da santidade. 

Um dia, os ilustres trineses passaram por uma cidade da Ligúria, afastando dela alguns espíritos malignos. Esse episódio caracterizou a iconografia (à semelhança de São Bernardo) e o martirologia cisterciense é lembrado como "terror de espíritos imundos", mas também para lembrar seu incansável apostolado como pacificador. 

Já velho, ele morreu em 10 de setembro de 1214, com grande fama de santo entre o povo e em sua Ordem. O corpo foi colocado primeiro no claustro do mosteiro, depois sob o altar principal. 
O papa Beato Pio IX, em 8 de abril de 1875, confirmou seu culto. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário