sexta-feira, 13 de setembro de 2019

13 der setembro - Santo Amato de Remiremont


A história da vida de Santo Amato de Remiremont escrita por um escritor anônimo, feita algum tempo após sua morte e bastante fiel à realidade histórica, diz que ele nasceu em Grenoble entre 565 e 570, filho de Eliodoro, um nobre romano.

Entrou no mosteiro de Agauno, no Valais, em 581 e foi ordenado padre, onde permaneceu por trinta anos, depois se retirou para a vida de um eremita. 
Durante os três anos que passou em uma cela construída nos arredores do mosteiro, ele realizou vários milagres, incluindo o de fazer surgir uma fonte para aliviar os monges do problema de lhe trazer água. 

Tornou-se um pregador após uma reunião com Santo Eustásio, e fundou, junto com Romarico, um poderoso senhor feudal convencido por suas palavras de se tornar monge, o duplo mosteiro de Habend nos Vosges; depois ele renunciou ao cargo de abade em favor de Romarico e nomeou abadessa Macteflede. Por fim, retirou-se novamente para uma caverna, da qual saía apenas aos domingos e feriados para aconselhar e ensinar os religiosos dos dois mosteiros.

Houve um período de frieza em suas relações com Santo Eustásio e com o mosteiro de Luxeuil, devido a alguns mal-entendidos e intrigas do monge Agrestio, tendo se reconciliado Santo Eustásio pouco antes de sua morte.


Severo por si mesmo, indulgente com o próximo, Santo Amato soube, por sua doçura e caridade, conciliar o amor de Deus e dos homens. Ele morreu nas cinzas, coberto com um saco de carvão, no dia 13 de setembro, por volta do anoi 630.

Aparecendo várias vezes após a morte, realizando muitos milagres, seus restos mortais foram transportados para o interior da igreja de Santa Maria, onde receberam a veneração dos fiéis. A partir de 670, sua festa é celebrada em 13 de setembro. São Leão IX fez o reconhecimento das relíquias em 3 de dezembro de 1049. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário