quinta-feira, 26 de setembro de 2019

26 de setembro - Então Herodes disse: “Eu mandei degolar João. Quem é esse homem, sobre quem ouço falar essas coisas?” E procurava ver Jesus. Lc 9,9


Neste mundo, o Senhor só é visto quando quer, e não podemos espantar-nos com isso. Mesmo na ressurreição, só será dado ver a Deus aos que tiverem o coração puro: Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus. Quantas bem-aventuranças não tinha Jesus enumerado já e, contudo, não lhes tinha prometido esta possibilidade: de verem Deus. Se, portanto, aqueles que têm o coração puro hão de ver a Deus, seguramente que os outros não O verão; aquele que não quis ver a Deus não poderá vê-lo.

Porque Deus não se vê num lugar, mas através de um coração puro. Não são os olhos do corpo que procuram Deus; Ele não é captado pelo olhar, nem tocado pelo tato, nem ouvido numa conversa, nem reconhecido pela sua postura. Julgamo-lo ausente e vemo-lo; está presente e não O vemos.
Aliás, nem todos os apóstolos viam Cristo; foi por isso que Ele lhes disse: Há tanto tempo que estou convosco e ainda não Me conheceis? Com efeito, todo aquele que conheceu qual é a largura, o comprimento, a altura e a profundidade do amor de Cristo que ultrapassa todo o conhecimento, esse viu a Cristo e viu também o Pai.
Porque não é segundo a carne que conhecemos a Cristo, mas segundo o Espírito: O Espírito que está diante da nossa face é o Ungido do Senhor, o Cristo. Que Ele Se digne, na sua misericórdia, cumular-nos de toda a plenitude de Deus, a fim de que possamos vê-lo!

Santo Ambrósio (340-397) - bispo de Milão, doutor da Igreja

Hoje celebramos:


Nenhum comentário:

Postar um comentário