quarta-feira, 11 de setembro de 2019

11 de setembro - Bem-aventurados vós, os pobres, porque vosso é o Reino de Deus! Lc 6,20


O Evangelho de Lucas hoje nos acompanha "a um sítio plano", onde Jesus se detém com os Doze e onde se reúne uma multidão de outros discípulos e de pessoas vindas de todas as partes para O ouvir.

Insere-se neste quadro o anúncio das "bem-aventuranças". Jesus, dirigindo o olhar aos seus discípulos, diz: "Bem-aventurados os pobres... bem-aventurados vós, que agora tendes fome... bem-aventurados vós, que chorais... bem-aventurados vós, quando os homens... desprezarem o vosso nome" por minha causa. Por que os proclama bem-aventurados? Porque a justiça de Deus fará com que eles sejam saciados, alegrados, libertos de qualquer falsa acusação, numa palavra, porque os acolhe desde já no seu reino.

As bem-aventuranças baseiam-se no fato de que existe uma justiça divina, que exulta quem foi humilhado injustamente e rebaixa quem se exaltou. De fato, o evangelista depois dos quatro "bem-aventurados vós", acrescenta quatro admoestações: "ai de vós, os ricos... ai de vós, que estais agora fartos... ai de vós, que agora rides" e "ai de vós, quando todos os homens disserem bem de vós" porque, como afirma Jesus, as coisas inverter-se-ão, os últimos serão os primeiros, e os primeiros serão os últimos.

Esta justiça e esta bem-aventurança realizam-se no "Reino dos céus" ou "Reino de Deus", que terá o seu cumprimento no fim dos tempos mas que já está presente na história. Onde os pobres são confortados e admitidos no banquete da vida, ali manifesta-se já agora a justiça de Deus. Esta é a tarefa que os discípulos do Senhor são chamados a desempenhar também na sociedade atual. Encorajo de coração quantos trabalham em todas as partes do mundo se comprometendo gratuitamente nas obras de justiça e de amor.

Papa Bento XVI – 14 de fevereiro de 2010

Hoje celebramos:



Nenhum comentário:

Postar um comentário