terça-feira, 3 de setembro de 2019

03 de setembro - São Marino


No ano 257, dois cristãos chamados Marino e Leone, vindos da ilha de Rab, na Dalmácia, chegaram a Rimini atraídos pela oportunidade de trabalhar como pedreiros. 

Marino, chegou à região de Monte Titano em busca de pedras para trabalhar, ficou fascinado pelo majestoso Monte e frequentemente ia para lá, além de recolher pedras, para realizar a missão de converter a população de Rimini ao cristianismo. Foi por isso que uma mulher má a acusou de ser seu marido e de professar o cristianismo. 

Marino foi forçado a refugiar-se na floresta de Monte Titano, que ele conhecia muito bem, para escapar das perseguições do imperador Diocleciano. No entanto, a mulher, nas garras do diabo, o encontrou igualmente e confirmou suas acusações. Marino não encontrou outra defesa senão o seu jejum e suas orações, até que o milagre aconteceu: a mulher se arrependeu e voltou a Rimini, tecendo os louvores a Marino e desmentindo todas as falsas acusações.

A lenda também conta que Marino e Leone, para evitar outras experiências desse tipo, se retiraram, junto com sua pequena comunidade, para o cume do Monte Titano, cercando a área de seu refúgio. Então Leone mudou-se para o vizinho Mons Feretrum ou Monte Feretrio (agora Montefeltro). 
A terra, no entanto, era de propriedade de Donna Felicissima, cujo filho Veríssimo foi ao local para afastar Marino. Ele se opôs à violência do rapaz com o único poder de orações ao Senhor; ele foi ouvido porque o jovem permaneceu paralisado. Após esse fato espantoso, a sua mãe, Felicissima foi suplicar a Marino, pedindo perdão pelo ato violento de seu filho Veríssimo, que, graças à intercessão de sua mãe e às orações de Marino, voltou ao normal. 
A mulher deu o território a Marino, que morreu ali no ano 301. Por suas pregações e conversões ao cristianismo, o bispo de Rimini San Gaudenzio deu-lhe a ordem do diaconato. Ele foi enterrado na igreja que ele próprio havia erguido e dedicado a São Pedro e mais tarde foi reconhecido como Santo. 

Ele é o único santo fundador de um Estado e patrono da República que leva seu nome junto aos compatriotas San Leone e Sant'Agata. No local onde estava seu eremitério, foi construída a cidade de São Marinho, capital do pequeno Estado independente de mesmo nome que mantém sua soberania por mil anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário