quinta-feira, 25 de julho de 2019

25 de julho - Beato Darío Acosta Zurita


Entre os mártires de Cristo Rei que foram beatificados em 20 de novembro de 2005, havia dez leigos e três sacerdotes, entre eles um sacerdote recém ordenado, carinhosamente chamado pelos seus fiéis: Padre Darío.
Ele nasceu em Naolinco, Veracruz, no seio de uma família camponesa modesta e se chamava Ángel Darío. A revolução anticlerical mexicana não o impediu de entrar no seminário, como estudante externo e tornar-se padre em 1931. Sua primeira designação foi a paróquia de Assunção de Veracruz, como vigário cooperativo.

Desde a sua chegada a Veracruz, foi notável para as pessoas o seu fervor e gentileza, a sua preocupação pela catequese das crianças e a dedicação ao sacramento da reconciliação. Quando a perseguição se intensificou, ele não quis se esconder para poder dedicar-se aos seus deveres sacerdotais. 

Naqueles dias, o decreto 197, " Lei Tejeda ", foi promulgado, referindo-se à redução de sacerdotes em todo o Estado de Veracruz, para acabar com o "fanatismo do povo". Em nome do governador, uma carta foi enviada a cada sacerdote exigindo o cumprimento dessa lei. No dia em que a lei entrou em vigor, os sacerdotes da paróquia da Assunção permaneceram em seus postos, dedicando-se ao seu trabalho pastoral. Os soldados entraram no templo, apinhados de gente e começaram a atirar nos padres, o único que morreu foi o padre Ángel, que acabara de administrar o batismo a uma criança, foi baleado crivado de balas e exclamou: "Jesus!". 

Tudo era confusão e caos, gritos das crianças e dos idosos, que de maneira apressada, tentavam se refugiar debaixo dos bancos ou correram à procura da porta de saída. Quando ouviu os disparos, o pároco saiu da sacristia pedindo que também ele fosse morto, mas os assassinos haviam fugido. O pároco se aproximou para dar a última ajuda ao padre Darío.
 O corpo foi levado para a Cruz Vermelha para seguir os procedimentos legais. 

Sua beatificação foi aprovada por Sua Santidade Bento XVI e em 20 de novembro de 2005 foi beatificado em uma celebração presidida pelo Cardeal José Saraiva Martins, que em sua homilia proclamou:
"Todos os tempos são de martírio" advertes. Agostinho de Hipona porque "todos os que quiserem viver a fé em Cristo serão perseguidos" (2 Tm 3, 12). Queridos irmãos: viver plenamente todos os dias a nossa entrega fiel a Cristo e por amor a Ele, a todos os homens, requer muitos sacrifícios e renúncias. Não obstante, Cristo está sempre disposto a dar-nos a força necessária para O podermos servir e amar nos nossos irmãos, principalmente nos mais desprovidos e necessitados do nosso amor, compreensão e perdão.
 



Nenhum comentário:

Postar um comentário